terça-feira, julho 10, 2012


Vó Bisa

Minha vó Rosa, mãe da minha mãe, virou Vó Bisa.
Criou uma filha, ajudou a criar 4 netos e acompanhou o crescimento de 9 bisnetos. E virou vó Bisa quando nasceu o primeiro bisneto. No último domingo o céu ficou mais lindo com a chegada da Vó Bisa, o céu ficou alegre, doce, com cheirinho de pão de queijo feito em casa que ela sabia fazer como ninguém.

Eu era a neta mais nova e sempre morri de paixão pela Vó. Quando eu era criança, ia pra casa dela e escondia mil bilhetinhos apaixonados pela casa toda, para que ela fosse achando no decorrer da semana...colocava no armário do banheiro, no meio dos lençois limpinhos, dentro de panela, colado na máquina de lavar roupas...ela ia encontrando, me ligava e dizia que tinha adorado. E guardava todos! Eu já adulta encontrei os bilhetinhos com ela e fiquei toda emocionada.

Ela já morou na minha casa também, e eu passava noites dormindo na cama com ela...ela fazia carinho no meu cabelo, me ensinava a fazer tricô e me contava histórias de quando era novinha, contava que fugiu pra casar com meu avô, contava coisas sobre a minha bisa e contava sobre minha mãe quando criança.

Ela dizia que queria muito conhecer meu filho, que ela tinha que viver pra poder pegar meu filho no colo. Ela tinha paixão pelos bisnetos e não podia deixar de conhecer os meus. Eu na fase de baladinhas, sem namorado e ela dizia que eu precisava arrumar logo um filho. Veja bem, eu não precisava de um namorado, eu precisava de um filho...rs!

Quando ela conheceu o Dani, ainda namorado, ela disse: "Filha, ele é lindo. Faz logo um filho com ele, pq assim vc garante um filho bonito. Se não der certo não faz mal...vc separa". hahaha. Eu morria de rir com isso, mas no fundinho morria de medo de que ela não conhecesse meus filhos, que ainda nem estavam nos planos.

Mas ela conheceu. Não só conheceu os dois, como pegou os dois no colo, fez muito carinho e despertou um amor intenso neles. André, ainda bebê, já era doido pela bisa. Ela morava no litoral e então não viamos com muita frequência, mas ele sempre queria ver fotos da Bisa, pedia pra colocar foto da Bisa na televisão e dava sorrisos lindos, mandava beijos pra ela...





Em 2009 ela teve um infarto, ficou internada e deu um susto horrível na gente. Quando fui visitá-la, ela disse que nós não precisavamos ficar tristes, que ela tinha tido uma vida linda, sem qualquer sofrimento, que tinha curtido os netos e os bisnetos....que já podia ir em paz. Ela ria e dizia: "quem vc conhece, da minha idade, que já morou na Austrália?"

E era verdade, ela teve uma vida linda. Sempre foi muito querida e amada por todos.

Aos 70 e poucos anos, encarou uma viagem pra Austrália e por lá ficou por mais de ano morando com meu irmão, cunhada e filhos. Viajou pro outro lado do mundo, sem falar o idioma, pra ajudar a cuidar de bisnetos. Saia nas ruas da Austrália e batia papo com todo mundo...voltava contando as histórias que tinha ouvido e ninguém sabia como ela tinha entendido, mas era sempre verdade. Ela tinha o jeitinho dela de se comunicar.

Ano passado operou a catarata e depois ficou emocionada novamente quando viu meus filhos....disse que nunca havia enxergado tão bem o rostinho deles e que eles eram ainda mais lindos do que ela se lembrava.





Ela foi realmente minha segunda mãe, mas mãe sem obrigações. Eu não gostava de comer e ela passava a comida para o prato dela e dizia pra minha mãe que eu tinha comido tudo. Ela ficava uma hora penteando meu cabelo para tirar os nós sem me machucar. Ela me ensinou a jogar "tombula", ela fazia nhoque pra mim, ela me dava conselhos, contava sobre a sua vida e me ensinou que Deus existe e que ele é a natureza! 

Ela me ensinou tanto sobre o amor...

É unânime, ninguém tem nenhuma lembrança triste sobre ela...

Ela foi embora tranquila, sem dor, sem sofrer, sem fazer ninguém sofrer...ela foi em paz, linda e serena. Vai deixar uma saudade doce, lembranças felizes e uma alegria danada de ter tido a oportunidade de conviver com uma presença tão incrível.

E repetindo todas as pessoas que foram se despedir dela no domingo: ela foi a melhor pessoa que eu já conheci. É ou não é muito especial ter tanta gente dizendo isso sobre uma mesma pessoa?

Descanse muito, tá Vozinha? E continue sempre aqui pertinho da gente que o nosso coração vai estar sempre pertinho de vc. Te amo muito!!!!




15

15 comentários:

Carol disse...

ô deus. fiquei emocionada. Que ela descanse tranquila e que vocês fiquem bem, com essa saudade deliciosa, viu?

beijao e abraçao apertado.

Dani disse...

Que lindo. To aqui, super emocionada!
Vai com Deus Vó Biza!
Re, as meninas tb. chamam minha vó, de Biza!
Bj em vcs e um abraço apertado na minha melhor amiga virtual real!

Mãe de Duas disse...

Um abraço bem apertado em você, Rê! O coração fica murchinho, eu sei, mas tem tanto amor em volta de você que aos poucos ele vai sarando.

Sinto muito pela sua perda.

Um beijo grande,

Pri

Dani Rabelo disse...

Sinto mto, Renata.
Que ela esteja fazendo a festa lá no céu!

Babi disse...

Linda!!! ela merece td isso!!!
Uma pessoa senscional!!!
Quem dera ser metadinha do q ela foi, do q ela viveu!
Amo vcs!

Marina disse...

Ai, Renata, chorei! Meu Deus!Que vocês se sintam confortados nesse momento, o máximo que puderem!
Linda história da Vó Bisa!

MH disse...

Que texto lindo!
Fica a saudade, e fica a alegria te ter tido uma avo tão especial!
Beijo

Avassaladora disse...

Dani,
Mal consegui terminar de ler seu texto de tão lindo. Perdi há alguns meses a minha vozinha querida que também foi pra mim tudo isso que a sua foi pra você.
A saudade é enorme, mas as boas lembranças são tantas que não chega a dar tristeza.
Um grande beijo!!!

Paloma, a mãe disse...

Que lindo, Rê. E vc SABE que herdou muito da doçura dela, né?
Ela viveu bem, está em paz e deixou lindas lembranças.
Beijo grande e um abraço apertado para vc.

(Mamãe) ~Pinel disse...

Me emocionei muito!!!
Ainda mais porque a minha avó, agora vó bisa também, é bem parecida, e acho que todos sentirão o mesmo quando ela partir!
Mas que demore muito ainda!

Thati Bordados disse...

Linda sua declaração de amor!! Minha Vó em muitas coisas se parecia com a sua, e apesar de não termos convivido tão de perto (quando eu nasci, ela já havia se mudado para o Canadá), sempre que ela vinha ao Brasil curtíamos demais a companhia dela. Com ela patinei no Ibirapuera, aprendi muito sobre a Bíblia e trocamos muitas cartas (mais tarde, e-mails quando chegou a época da internet). E como vc, me preocupava se ela conheceria minha filha... Sim, ela conheceu, a primeira bisneta, estava aqui quando a Renata nasceu e segurou ela ainda na maternidade! No ano passado tive a alegria de visitá-la no Canada, ela já estava bem debilitada por conta do câncer, mas ainda assim, foi delicioso poder conviver um pouquinho mais e conversar bastante, aprender sobre costuras... Viajei em Setembro e fiquei 15 dias por lá. No dia 11 de dezembro minha Vozinha se foi... No dia em que se comemora o dia da Bíblia, livro que ela conhecia tão bem (até em programa de TV participou respondendo sobre a Bíblia!). E agora é assim, cada vez que minha pequena recebe o boletim, ganha uma medalha, sinto saudade de quando eu ia correndo mandar um e-mail contando o ocorrido, e mais tarde receber uma ligação da minha querida Vovó...

Thati Bordados disse...

Linda sua declaração de amor!! Minha Vó em muitas coisas se parecia com a sua, e apesar de não termos convivido tão de perto (quando eu nasci, ela já havia se mudado para o Canadá), sempre que ela vinha ao Brasil curtíamos demais a companhia dela. Com ela patinei no Ibirapuera, aprendi muito sobre a Bíblia e trocamos muitas cartas (mais tarde, e-mails quando chegou a época da internet). E como vc, me preocupava se ela conheceria minha filha... Sim, ela conheceu, a primeira bisneta, estava aqui quando a Renata nasceu e segurou ela ainda na maternidade! No ano passado tive a alegria de visitá-la no Canada, ela já estava bem debilitada por conta do câncer, mas ainda assim, foi delicioso poder conviver um pouquinho mais e conversar bastante, aprender sobre costuras... Viajei em Setembro e fiquei 15 dias por lá. No dia 11 de dezembro minha Vozinha se foi... No dia em que se comemora o dia da Bíblia, livro que ela conhecia tão bem (até em programa de TV participou respondendo sobre a Bíblia!). E agora é assim, cada vez que minha pequena recebe o boletim, ganha uma medalha, sinto saudade de quando eu ia correndo mandar um e-mail contando o ocorrido, e mais tarde receber uma ligação da minha querida Vovó...

Thati Bordados disse...

Linda sua declaração de amor!! Minha Vó em muitas coisas se parecia com a sua, e apesar de não termos convivido tão de perto (quando eu nasci, ela já havia se mudado para o Canadá), sempre que ela vinha ao Brasil curtíamos demais a companhia dela. Com ela patinei no Ibirapuera, aprendi muito sobre a Bíblia e trocamos muitas cartas (mais tarde, e-mails quando chegou a época da internet). E como vc, me preocupava se ela conheceria minha filha... Sim, ela conheceu, a primeira bisneta, estava aqui quando a Renata nasceu e segurou ela ainda na maternidade! No ano passado tive a alegria de visitá-la no Canada, ela já estava bem debilitada por conta do câncer, mas ainda assim, foi delicioso poder conviver um pouquinho mais e conversar bastante, aprender sobre costuras... Viajei em Setembro e fiquei 15 dias por lá. No dia 11 de dezembro minha Vozinha se foi... No dia em que se comemora o dia da Bíblia, livro que ela conhecia tão bem (até em programa de TV participou respondendo sobre a Bíblia!). E agora é assim, cada vez que minha pequena recebe o boletim, ganha uma medalha, sinto saudade de quando eu ia correndo mandar um e-mail contando o ocorrido, e mais tarde receber uma ligação da minha querida Vovó...

Ligia Maria disse...

Muito linda sua declaração de amor, parabéns por viver este amor tão plenamente, beijinhos.

Ligia Gomes

Marília M disse...

Só quem teve uma super-avó entende seu carinho, sua dor e sua gratidão. Me emocionei mto com seu texto.
Tenho 59 anos e tento ser para os meus 4 netos uma avó que seja semelhante a que eu tive. Ela se foi há 28 anos, mas está presente em mim ,no que faço e na pessoa que me tornei.As avós são realmente pessoas importantes na formação de todos nós! Um beijo,
Marília Montoro