terça-feira, maio 17, 2011


Ontem, hoje e amanhã

O André anda soltando frases do tipo:

- Ontem vai ter aula de música na escola
- Amanhã eu comi toda a comida
- Ontem vai poder levar brinquedo pra escola?

Algumas vezes ele acerta, mas tenho a impressão que é sem querer. E então eu expliquei que ontem ele deve usar pra contar as coisas que já aconteceram e amanhã para as coisas que ainda vão acontecer. Ele ainda não sabe os dias da semana e eu achei difícil explicar que ontem serve só para um dia e não para todo o passado e amanhã também só serve para um dia e não para todo o futuro. E também só consigo explicar o dia dizendo que o dia começa quando ele acorda e termina quando ele vai dormir e então quando acordar de novo é outro dia.
Eu dei vários exemplos citando as coisas que ele efetivamente fez ontem pra ver se ele entendia e para as coisas que aconteceram antes, eu usava 'outro dia', mas não deu certo.

Agora ele fala coisas do tipo:

- Ontem eu brinquei muito na festa do Pedro (que foi há mais de um mês)
- Amanhã vai ser meu aniversário e vai ter uma festinha muito legal (ainda falta mais de um mês)

'Hoje' ele usa pra tudo, pra hoje mesmo, para ontem, para amanhã....usa sem cerimônia, criando as frases mais absurdas.

Só que eu to achando as minhas explicações meio complexas. Ele ainda não entende as horas, nem os dias da semana, nem nada e eu não to sabendo colocar esses conceitos de uma forma mais simples, pra que ele entenda.
Alguém ajuda?
17

17 comentários:

Paula Dreger disse...

Nossa Rê tambem preciso dessa ajuda, pois a Bel fala sempre ontem e hoje sem acertar. Ainda nao fala amanha.
Mas eu tambem nao sei como explicar para ela. Eu ja tentei (assim como voce) mas acho que ela ainda nao entendeu muito bem.
Beijos e depois volto para ler os comentarios e quem sabe conseguimos uma luz, ne?

Roberta Lippi disse...

Rê, Luísa fazia a mesma coisa. Tudo no passado pra ela era ontem. E às vezes também trocava o ontem pelo amanhã.
Deixa que logo ele aprende sozinho, não se preocupe muito em ficar explicando. Só corrige na hora pra ele começar a entender aos poucos.
Não esquenta. Luísa já melhorou bastante, apesar de ainda confundir às vezes.
E vamos combinar que é fofo, né?
Beijos

Grace disse...

A Clara tbem está na fase que tudo é ontem, mesmo quando faz um mês, e tudo é amanha, mesmo que FALTE um mês.
Acho que é só fase, mesmo....daqui a pouco eles começam a se situar. Ela, por ex. já está aprendendo as horas que passam seus desenhos preferidos...e uma dúvida imeeensa da cabecinha dela é: "que dia é de segunda a sexta??"
Vai explicar...eheheh
Beijosss

Mãe de Duas disse...

Rê, você já viu aqueles calendários de feltro onde as estações, os dias da semana, dias e meses vem com velcro e a criança vai trocando as peças de acordo com a data? Quem sabe visualizando os números ele começa a ter uma noção melhor passagem do tempo. Tem para vender em lojas de brinquedos educativos.
Bjs
Priscilla

Ps. Foi ótimo conhecer vocês na livraria! Eles são muito fofos!

Anônimo disse...

ACREDITO QUE SEJE SOMENTE UMA FASE LOGO LOGO ELES VÃO APRRENDER

Anônimo disse...

LOGO LOGO VÃO APRENDER

Fabiana disse...

Aqui ainda estamos bem longe desta fase e meu pitaco é baseado no achismo.
Ele é muito novinho ainda pra distinguir tudo isto né?
Nós temos um casal de amigos que estão sempre aqui em casa e o filho deles agora já está com 6 anos, mas quando ele era mais novo, ele sempre ia embora dizendo que voltava amanhã. Como disse a Roberta, eu achava muito fofo mesmo! Bjos

Paloma, a mãe disse...

Re, a Ciça é igualzinha, até hoje. Quer dizer, hoje ela tem mais noção. Eu só explicava quando ela pedia, porque naturalmente eles vão entender isso. Acho que, nesta idade, explicar demais (e corrigir demais), só confunde. Porque a gente entende, né? Eles se comunicam, só não sabem usar muito bem a ferramenta, mas é questão de tempo, literalmente!
Beijos

Andréa disse...

Olha a Rê ansiosa de sempre aí gente!!!
Calma amiga,ele ainda é um bebê,ele aprende logo logo,vc vai ver.
Eu quero ver como vc vai se sair no dia que tiver que explicar pra ele que vodca faz mal.hahahahahahaha
Eu já desisti,o meu filho não consegue aprender.
Beijos e sossega.

Renata disse...

tá bom, tá bom...vou deixar de ser ansiosa e esperar...rs!
Paloma, é fofíssimo mesmo!!!
Pri, gostei da idéia do calendário!
E Déa, enquanto meus filhos ainda não são adolescentes, sigo achando que vodca só faz bem...rsrsrs!

beijos, meninas!

Anna disse...

Rê, se ajuda dizer que por aqui é a mesma coisa, então tô ajudando. Só isso! rsss

beijos ontem, hoje e amanhã!

Pati disse...

Re, muito divertido tudo isto, acho que não tem que fritar não, eles não tem noção de tempo ainda não!

Ah! e a festa do Pedro foi faz 2 meses!! Ou seja, até a mamae do Dedé tá meio doidinha com a questão de tempo!! hehehe, não pude deixar de zoar!

Bjs
Pati

Celi disse...

Oi Renata,
Acho mesmo que é uma questão para não se preocupar. Meu filho de quase 4 anos sempre refere-se ao ontem (sempre diz em alemão. Mami gestern (ontem) Ich..).
O que costumo fazer nessa hora é repetir (ainda em português...rs) o que disse só que usando as palavras certas. Essa noção de tempo e adequação das palavras vem com o tempo. Pela minha experiência todas as crianças passam por isso! É natural no processo de desenvolvimento deles.
Mas é bacana demais a gente questionar tudo isso.
Um beijo.

Dani disse...

A Nina faz igualzinho. A maior confusão e eu...ah...acho tão bonitinho que, confesso, às vezes não corrijo não!
Pecado né.
beijo
Dani

Sarah disse...

Re, não são as suas explicações que são complexas, o conceito é que é!!
Não tenho dicas por ainda não estar nessa fase, mas lembrei de um exemplo divertido de um sobrinho... Ele queria ir em um passeio (não lembro qual, já faz tempo hehe), mas já era de noite. Minha irmã disse a ele: "agora já está noite, amanhã a gente vai". E ela pensou que, como teria a noite toda pela frente, ele esqueceria. No dia seguinte ele acordou cedíssimo e foi direto para o quarto dela acordá-la dizendo: "mãe, já é amanhã, vamos no passeio?" :P
bjos!
Sarah
http://maedobento.blogspot.com/

Bianca disse...

Renata, oi!! É difícil mesmo explicar, o meu é maiorzinho e agora tá entendendo que fim de semana não são "férias", que depois das 0 horas já é outro dia...mas isso só agora mesmo... Achei legal a idéia de alguém daqui do calendário, esse de feltro é bem legal mas tb você fazer em um papel grande o mês todo e ilustrar as datas "comemorativas" e os finais de semana acho que tb é válido.
beijo

Rô! - @robertarez disse...

Também não cheguei nessa fase (na verdade tô na fase que a cria ainda divide meu corpo comigo rsrs). Mas acho que é o conceito que é complicado mesmo, e se você for pensar, é uma convenção humana. Desde o dia começar a meia noite, até os meses e tals. Os gregos, por ex., contavam os dias a partir do pôr do sol, e o calendário deles é bem diferente do nosso. O que torna ainda mais complicado para os pequenos, né? Acho que entender e ver o tempo com essa linearidade que nós vemos é com tempo mesmo.