terça-feira, março 15, 2011


Ele fala o C

Até outro dia, outro dia mesmo, semana passada, ele não falava a letra C e nem a letra G. A letra C era normalmente substituída por T e a letra G por D.

macaco era matato
cueca era tueta
gato era dato
a amiguinha Guigui era Didi

Eu perguntei pro pediatra e ele disse que até os 4 anos é super normal as crianças trocarem as letras e que, sozinho, ele perceberia o erro e corrigiria. Só salientou que nós deveríamos sempre falar do jeito certo, pra que ele pudesse perceber que falava errado.

Até que um dia, sem mais nem menos, ele me disse que estava com dodói na boCa. Quase cai pra trás, achei lindo, morri de orgulho e fui testando....acho que fiz ele dizer umas vinte palavras com C pra confirmar que ele sabia mesmo. E então testei o G e vi que o umbido tinha virado umbigo e a Didi passou a ser Guigui.
Fiquei morrendo de orgulho, achando ele esperto, lindo, inteligente, grande, moço, adulto e ao mesmo tempo com medo de ele crescer muito rápido...snif, snif...

O importante disso tudo é que as minhas duas palavrinhas favoritas, continuam erradas, do jeito que eu amo.
"Adivinha" ele diz "adiavinha"! com um A onde não deve, mas fica tãoooo fofo....
Ele diz "mãe, adiavinha o que tem na minha mão" e eu já abro um sorrisão.

A outra é pinguim que ele diz PUDIM!!! Ou algumas vezes PIUDIM! Segredo bem baixinho: essas duas eu nunca corrigi....adoooooooooro! rsrsrsrs!

(ele era um bebezinho assim, até outro dia, eu juro!!! )
foto by Mari
14

14 comentários:

Carol Passuello disse...

Fofo, fofo, fofo!!!
Bjs

Ana Paula disse...

Amo esse dicionário infantil! Claro que temos que falar correto, mas verdade seja dita é uma delícia ouví-los assim erradinho... Minha Júlia falava tudo com "i"no final: gosti, di, danci... Passou e fica uma recordacão gostosa. Beijos nos pequenos

Camila disse...

Ah, q fofo!! Mas, olha só, eu tô na situação contrária: doida para ver a Manu pronunciando os "R´s", que ela omite todos. Fico vendo outra crianças que já falam direitinho e acho q a minha filha precisa de fono para ontem, sabe?? Já ouvi de vários profissionais esse "limite" dos 4 anos e vou esperar até lá. Se não rolar, tarz o Dedé aqui em casa para ensinar a Manu, please??
Bjocas,
Camila
www.mamaetaocupada.blogspot.com

Anne disse...

oooouunnn...
Não corrige mesmo! Muito fofo!
Linda foto, né?
bjos

Carol Garcia disse...

kkkkkkkkk....
esse troca letras não é uma graça????
adorei o pudim!!!!!
é, mas eles crescem, e ficam mais lindos ainda...
bjocas

Naiara Krauspenhar disse...

Aiiinnnn
Porque crescem tão rápido né?

Lia disse...

nossa, que susto! De relance, li "ela fala o C". Aí vi "matato" e tals e pensei: "Jesuis, a Nana é superdotada!!"

Kelly Resende disse...

Lindo e fofo ao extremo. rsss
Beijos

Paula Dreger disse...

Adoro essas palavrinhas gostosas que eles falam.
Mas sei exatamente o que voce sentiu quando ele falou correto. Aqui isso tambem ja aconteceu.
Dá uma saudade do agora, né?
beijos

Martha disse...

Muito, muito fofo!!!
Uma graça esse idioma trocado deles!!!
Meu sobrinho quando pequeno, chamava uma prima nossa - Mônica - de Moncada... mas realmente é uma pena ir mudando tão rapido... !

Bjnhos

Li disse...

Parabéns pela conquista!!!

Beijos!

Lívia.

cynthiasantos disse...

Delícia, né?
A gente acha que é do nada, mas o cérebrozinho deles está a mil nessa fase, nem dormir direito eles conseguem, de tanta atividade!
Beijo grande!

Glauciana disse...

Ai, que fofura!
Impossível não se derreter.
Beijos
Glauciana
@BlogCoisadeMae

Dani Meggiolaro disse...

Re...
Que fofo! A Didi virou Guigui??? Hahahaha!!
E vc não sabe: o "Cacão" da Gui virou "Cascão"... Reparei nisso ontem e me enchi de orgulho também! Agora ela consegue pronunciar o "s" no meio das palavras!
Beijos e saudades!