quarta-feira, março 30, 2011


Ciúme

Desde que a Nana nasceu, o André nunca demonstrou ciúme. Sempre foi super carinhoso e atencioso com ela, ria das gracinhas dela, fazia carinho, dava beijinho, tudo muito tranquilo. Um episódio ou outro de briguinha porque ela arrancou o brinquedo da mão dele ou porque ele queria o que ela estava brincando, mas nada demais...tudo dentro do esperado.

Até que ela ANDOU - Coisa mais linda e fofa desse mundo o andar meio cambaleante ainda, com as mãozinhas esticadas pra frente, uma fofura. Só que o André não achou graça nenhuma e resolveu demonstrar todo o ciúme que não havia demonstrado até agora.

Na primeira vez que ele andou e nos viu comemorando (eu e o maridão), ele abaixou a cueca e fez xixi no meio da sala. Ele já estava bem tranquilo com o desfralde, estavamos há umas três semanas sem nenhum acidente, ele pedia direitinho e estava usando fralda só pra dormir.

Só que agora deu uma regredida geral. Ontem "escaparam" três xixis na escola e incontáveis xixis em casa. E ele realmente verbalizou que não queria que a Nana andasse. É so ela começar a andar que ele começa a falar ou fazer alguma coisa pra tentar chamar a nossa atenção.

Fiquei tristinha, conversei bastante com ele, estamos deixando ele dormir no nosso quarto novamente (rsrsrs!), em um colchãozinho ao lado, porque realmente acho que ele está precisando dessa segurança agora. (Da outra vez ele foi tão fácil pra cama dele, com o lençol do Woody, que o máximo que vai acontecer é eu comprar um lenço dos "carros" ou do "Shrek" - as mais novas obsessões!! rsrsrs!)

Enfim, só mais um post desabafo para justificar o meu sumiço - estou cansadaaaaa! Voltei a andar com um paninho e desinfetante o dia todo atrás dele...rsrsrs!

E o aniversário da minha gata está chegando e já estou toda chorosa, emocionada e com a impressão que o primeiro ano dela passou muito mais rápido que o do André. Disse ontem que tenho a impressão que o André ficou recém-nascido por uns 5 anos, mas a Mariana já vai fazer um ano, assim só uns 2 ou 3 meses após o nascimento.
17

17 comentários:

Mãe do Pitoco disse...

Eu imagino como deve doer o coração e como vcs devem estar se perguntando toda hora como lidar com esta situação da melhor forma possível, sem deixar de comemorar e demonstrar administração pelos feitos da Nana e ao mesmo tempo em que cuida para o Dedé permanecer um rapazinho confiante e amável. Mas tenho certeza que a resposta vem com a observação amorosa de seus pequenos, algo que vc já vem fazendo naturalmente. Confiança em seu amor pelos dois é só o que me vem à cabeça neste momento, e esta confiança que lhe trará a resposta ideal para lidar com a questão dos ciúmes. Beijos nesta família linda.

Liten disse...

Sabe que eu chorei tanto na semana do aniversário da minha baby! Era um misto de emoções.

Logo ele acostuma com as andanças da irmã, e vão se divertir muito juntos!
Beijos

Lia disse...

Engraçado. Parece que, assim como nós, mães, ele teve uma crise ao ver a imãzinha crescendo. Foi-se a bebezinha...
Força aí que logo passa!

Thaís Rosa disse...

menina, mas até eu assustei de pensar que a pequena já tá andando... 1 ano jáááááá!!!
caramba!!! (meda! passa muito rápido, e o segundo, pelo jeito, é pior... já tô sentindo isso desde a gravidez... afe!)
querida, força aí, acho que é até bom ele manifestar isso agora, seria estranho se ele não manifestasse nunca, isso talvez ficasse guardado com ele, e não ia ser bom... Deixa ele extravasar mesmo, da forma que ele consegue: seja verbalizando, seja regredindo, seja fazendo xixi no chão, seja dormindo no seu quarto... Jájá passa e pelo menos ele pôs isso pra fora, vai ficar muito melhor resolvido. Eu penso assim.
Beijocas
tha

Andréa disse...

Normal,normal,tudo dentro do esperado.
Ele percebeu que agora ela tbm chama a atenção só pra ela,então da-se a revolta.
Logo passa querida,fique tranquila.
Garanto que limpar o chão várias vezes por dia é cansativo pra caramba,mas não é decepcionante.
Encontrar duas garrafas de Absolut no guarda roupa é muita mais f.....,quase morri ontem.
Força aí gata.

Avassaladora disse...

Eh, Renata, cada um demonstra no tempo e do jeito de cada um né! Por aqui o desfralde não foi prejudicado pela irmã, mas a chupeta virou item de toda hora e o Gui ficou meio violento... coisa que nunca foi...
Vamos com calma que tudo isso passa, né!

kkfaria disse...

Dizem q essa regressão é normal, ne? espero que ele supere logo isso e depois vc nos conta como foi a fórmula mágica!

Naiara Krauspenhar disse...

Acho que é normal Re...
Vai precisar de um pouco de paciência e muito carinho.
Logo logo isso passa.
Ciúme entre irmãos é a coisa mais natural que existe. Você vai tirar de letra.
BJpooooooooooo

Nine disse...

Nossa, lendo o comentário da Andréa acima até me conformei por vc, rsrsrsrs, parece que as coisas só vão aumentando de tamanho.
Num texto em que falava sobre uma sessão de porquê no meio da madrugada não foram poucas as que disseram que isso era nada, que com o passar do tempo as perguntas ficavam difíceis.
As vezes tenho a sensação de estar dentro de um jogo de video game (velha?) e estar passando fases.
E essa do xixi pq a irmã andou é uma delas, que tenho certeza, vcs irão passar logo, logo!
Beijos,
Nine

Camila disse...

Rê, a hora em q o caçulinha começa a fazer gracinhas e fofuras mil, daí parece q dói mesmo no mais velho. Sei bem... Mas vcs estão certos em abrirem determinadas excessões. Já, já ele se acostuma e começa a curtir junto com a nana tantas novidades e conquistas. Carinho, colo e muitos mimos para o Dedé!!
Bjos,
Camila
www.mamaetaocupada.blogspot.com

Paloma, a mãe disse...

Re, minhas amigas que têm dois filhos me falam a mesma coisa. Que o bicho pega quando o mais novo começa a interagir mais com os pais e a chamar atenção: engatinhando, andando, falando.
Eu notei que Ciça ficou meio agressiva depois que a Clarice engatinhou. Percebo que ela não gosta que chamemos muita atenção para o fato, assim como o de agora ela ficar de pé sozinha. Se a gente trata naturalmente, ela relaxa. Se nostramos orgulho, ela parece se sentir atingida e reage com choros fora de hora, birras em cima da gente e cutucões na Clarice (tipo derrubá-la "sem querer").
Enfim, não deve ser fácil mesmo, é uma concorrÇencia muito explícita.
Temos de ser pacientes, mostrar que o mais velho é sempre muuuito mais sabido e tals. E dar todo o nosso amor, é claro.
Beijos

Mamãe pela 2ª vez disse...

Sei bem como é esse ciúmes do irmão, ninguém pode brincar com lívia que Ubiratan logo vem mexer cm ela, ela se irrita com ele, e nós temos que chamar atenção dele.
ta difícil aqui tbm, fico trite por ter que brigar com ele por causa dela.
esses dias deixei ela com a baba e fui para o cinema com ele, disse que o dia era só dele, ele ficou todo feliz.
bjus

Sarah disse...

COMOASSIM a Nana vai fazer 1 ano??? Mas ela nasceu "ontem"!!
Ai menina, tadinho do Dedé, está claramente mostrando ciuminho não querendo que a Nana cresça... Vai dando colo, deixando dormir junto, que aos poucos passa. Até ele perceber que crescendo, eles poderão brincar muito mais juntos, de muitas outras formas! Tenta mostrar isso pra ele, explicar que poderão ser mais companheiros, fazer coisas juntos... quem sabe né? E paciência, muita, sempre.
Mudando de assunto, estou de mudança essa sexta-feira. Vamos ser vizinhas de verdade, eeeeeee!
bjocas!

lolo disse...

Ooooo, tadinho do Dedé!! Ele deve ter achado que ela ficaria bbzinha pra sempre, né!! (Confesso que ri muito da parte "fez xixi no chão", tenho certeza que é daquelas coisas que a gente ri agora que ainda não passou por isso, né?). Bem que eu tô achando vc bem sumida! Força no desinfetante!

Mamma Mini disse...

Rê lendo suas palavras fiquei me imaginando com dois minis aqui em casa... eu acho que o ciúme é inerente mas acho que eles super dão conta, a gente sofre mais que eles, a regressão acho que rola mesmo, comprovada né? mas também acho qeu faz parte do processo de amadurecimento deles, é nega, aquela velha frase padecer no paraíso é tão verdade...rs
E acho que o primeiro filho a gente vivencia tão intensamente que deve demorar mais....rs a gravidez do DAvid eu tirava foto da barriga a partir das 5 semanas, nesta nenhuma pic ainda...rs, acho que o segundo a gente faz tudo mais rápido porque tem o primeiro pra continuar cuidando... num fica chorosa, a Nanoca ainda é um baby e se der vontade de nenê de novo vc faz o terceirinho...beijo!

Ivana (Coisa de mãe) disse...

Ai Rê, é uma situação difícil mesmo, sabe, e imagino o sufoco que vc deve estar passando, porque administrar esses "tempos" que cada filho tem não é fácil!!!

Muito colo, abraço, beijo e, acima de tudo, paciência e tranquilidade!

Bjos!

Beta, a mãe disse...

Aiaiaiaiaai, me deu medo agora. Será que isso me aguarda também? Espero que ele logo se conforme que ela vai continuar andando cada vez mais. Beijos e muuuita paciência.