segunda-feira, outubro 18, 2010


Lobo mau

Felizmente as coisas melhoraram por aqui: as crianças já estão bem, ninguém mais doentinho, Dedé já voltou pra escola, Nana continua linda, gordinha e sorridente (e sem dormir...rs!). Tudo estaria perfeito, não fosse o LOBO MAU.
Há umas três semanas, fomos a uma festinha e teve um teatrinho da Chapeuzinho Vermelho. Dedé assistiu atentamente e desde então não há um dia em que não fale no lobo mau.

* parênteses: ontem brincamos de lobo mau e o Dedé distribuiu os papéis da seguinte forma - Mamãe foi o lobo, papai foi a vovozinha, Nana a chapeuzinho e ele, o lenhador (o que acaba com o lobo)!!! rs!*

Fomos a uma outra festinha na semana seguinte cujo tema era floresta e ele encontrou um lobo na mesa de docinhos...passou a festa toda pedindo pra ir lá ver o lobo novamente...e como havia porquinhos também, ele ficou um tempão dizendo que o lobo não consegue comer os porquinhos e não consegue comer a vovó. Falava ainda que se o lobo tentar entrar aqui em casa, vai queimar o bumbum na fogueira (mais conhecida como lareira! rs!).
Só que ele está mesmo com medo, sexta feira estava deitada com ele antes de dormir e o cachorro do meu vizinho começou a latir. Tadinho, o bichinho tremeu todo e disse que era o lobo mau latindo e tentando entrar em casa. Demorei um tempinho até conseguir acalmá-lo e dizer que era o Toby latindo, cachorro que ele adora, conhece, faz carinho e tudo mais...
E ontem fomos a uma outra festinha (sim, todas as minhas amigas tiveram filhos ao mesmo tempo...ehehehe) e não tinha lobo. Ele ficou decepcionadíssimo, perguntou até pra mãe do aniversariante se ela não tinha convidado o lobo, ficou a festa toda procurando, procurando e procurando e realmente triste porque o lobo não estava lá.

Ele costuma me perguntar se eu tenho medo do lobo mau e eu expliquei que não tenho medo porque o lobo mau é de mentirinha e só existe na historinha, então só quem é da historinha é que tem medo dele: a vovozinha, a chapeuzinho e os porquinhos. E depois de toda explicação ele diz: "eu tenho medo".

Curioso isso, não? Ele tem medo, mas quer ver, falar e brincar o tempo todo. Lobo mau é a nova obsessão aqui em casa. Agora pouco a Naninha puxou meu cabelo e ele a repreendeu assim: "Naninha, não pode puxar cabelo porque é feio...se você puxar de novo eu vou chamar o lobo mau pra te pegar".
Tadinha da Naninha...rs!
16

16 comentários:

Mamma Mini disse...

Que engraçado Rê, o David brinca de lobo mau aqui em casa mas não chama o lobo pra pegar a gente não, mas em compensação ele fala que é um monstro "muto bavo raaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaagh" e aí faz um milhão de ruídos, estes dias ele me disse que ia me bater muito forte... quase me matei... aí tento reforçar com você é bonzinho não faz isso, blablablá, acho que é super saudável, segundo minha sogra psico-pedagoga que as crianças nesta idade fantasiem bastante, e que a realidade se misture totalmente com o lúdico, sendo assim seu pequeno Dedé, além de engraçado, lindo e esperto, está suuuuuuuuuuper dentro dos parâmetros psicológicos normais hahahahaha um beijooooooooooooo que bom que tá tudo bem agora né?

Carol Garcia disse...

hahahaha
Re,
Isaac é mais que fã do lobo mau. Odeia os porquinhos. Fala do lobo sempre, pede a história, torce pelo lobo.
uma coisa.
coisa de meninos.
agora começaram a trabalhar a branca de neve na escolinha e ele já está todo desconfiado pro lado dos anões.
hahahahaha
bjocas

Déborah Brito disse...

Amei seu blog, bem colorido, lindo !
Essa história do lobo mau foi engraçada, ele tem medo mas, quer sempre por perto. Coisa de criança mesmo ! hahaha

Beijao em todos (:

Dê Freitas disse...

Nossa Rê, exatamente como a minha sobrinha de 3 anos. Todaa história dela tem lobo mau ebruxa. Ela só fala disso, Aliás, ela adora contar umas histórias com coisas trágicas e dá risada.
Daí que ontem ela me disse que ela sempre sonha com coisa ruim. Quando perguntei o que eram as coisas ruim ela disse: Ah tia, a buxa, o lobo mau.

Naiara Krauspenhar disse...

kkkkkkkkkkkkkk
Imaginação de criança é uma coisa deliciosa mesmo!!!!
E seu texto uma delícia de se ler.
BJokas

Naiara
http://littlelittlediva.blogspot.com

lolo disse...

Fala pra ele que o woody mata o lobo mau, hohoho. Que bom que as coisas estão mais tranquilas!

Mariana - viciados em colo disse...

Que legal isso: medo e fascínio!

Somos (adultos) assim também: nos encantamos com estes filmes que nos provacam medo, angústia e outras reações "más", mesmo sabendo que vamos tomar sustos, fechar os olhos em cenas mais fortes, assistimos e gostamos, né! Como isso é importante para nossa mente, viver na fantasia alguns conteúdos...

Nesta onda do politicamente correto deixaram as bruxas e os lobos menos maus, mas este contato com a maldade e a perversidade permite que as crianças trabalhem estes conteúdos na sua formação. A gente fica com medo, quer poupá-los, mas é muito importante que eles tenham "este medo" e nossa função é ensinar como lidar com o medo, é ensinar o que fazer... Os contos de fadas são preparações para a realidade (que também é má!)... Para diferenciar o certo do errado, o bom do ruim...

Beijoca...

Roberta Lippi disse...

Rê, comprei neste fim de semana um livro ótimo da Ruth Rocha pra Luísa, que tem tudo a ver com esses medos. Chama-se "Quem tem medo de mostro". Vou até falar dele no blog. Bem legal. Ali mostra que o lobo mau tem medo do bicho papão, que tem medo de ladrão, que tem medo de barata... e por aí vai.
Beijos

Ice disse...

hahaha, "eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau...eu pego as criancinhas pra fazer mingau"....

Dani disse...

Engraçadas essas tiradas deles mesmo. E de onde elas vêm? Começa de repente, né, Rê...e vai embora de repente também.
Por aqui, Nina anda tremendo de medo dos besouros que andam pela casa. Disse pra ela pisar em um deles, que eles eram pequenininhos e ela grandona...mas ela disse que tinha muito medo deles...
Vai entender!
Beijoca, hoje, em especial para o Dedé...pro medo passar logo.
Dani

Paloma, a mãe disse...

Re, o Lobo Mau ronda há nossa casa há um tempão já. Aqui a gente entra no jogo dela, como se ele existisse mesmo (porque, no mundo dela, existe). O que a gente faz é combatê-lo sempre com as técnicas que ela mesma indica: jogar pela janela, jogar no fogão, dar uns socos... ai ele vai embora. Mas ele sempre volta, pois a graça está aí, em ter o Lobo Mau por perto. As crianças temem, mas têm que ter por perto o objeto do temor (por isso o Dedé fica procurando o lobo).
Acho que é bom entrar no mundinho deles e admitir a existência do mal, desde que ele seja combatido pelo bem.
Fora que, combatendo o lobo, elas externam e dirigem sua agressividade natural.
Beijos

Bia disse...

Ai Re, esse Dedé é um fofo mesmo, imagina só quando ele começar a ler :) Acho muito legal essa fase de fantasia...
E a Nanoca pipoca hein? Faz tempo que tu não coloca nenhuma fotinha dela :)
beijos!

Kelly Resende disse...

Que figurinha! Muito interessante isso dele ter medo e se sentir super atraido, né!
Abraços

Nutrição e Cia disse...

Quando minha linda começou com essas estoria do Lobo Mau, fiquei eu maus. Não queria que ela conhecesse coisas feias e estórias de mula sem cabeça, lobo mau.
Mas fazer o que né, faz parte das estorinhas infantis.
Ela também fala dele, mas tem medinho.
VIU: achei vc no face book!
Bjs

Sarah disse...

Que coisa Re! Sabe que percebi isso uma vez com o Bento? Sabe o "monstro da palha" do Cocoricó, que assusta o porquinho? Primeiro Bento adorava esse clipe, era o preferido dele, chamava a gente para assistir com ele. Agora, quando começa o clipe, ele fica vidrado até aparecer o monstro. Aí vem vindo pra perto da gente e fica grudado do nosso lado. Percebi que ele podia estar com medo e agora pulo esse clipe. Vou dar um tempo e deixo ele ver de novo para confirmar a suspeita. Como ele é pequeno ainda (1 ano e 5), tenho receio que tenha pesadelos. Mas adorei os comentários da Mariana (viciados em colo) e da Paloma sobre vivenciar o medo! Por isso a criança tem receio e curiosidade ao mesmo tempo, ainda está aprendendo a lidar com seus medos...
beijo!

Thaís Rosa disse...

lindona, lobo mau também é o personagem predileto por aqui. caio só quer saber de historinhas e filminhos que tenham lobo mau. mas ele não tem muito medo não, ele quer mais é que o lobo se ferre... hehehe
ele também tem um personagem "raposa", que ele mesmo inventou, que por vezes substitui o lobo... e vira e mexe ele dá umas pauladas no chào e grita "sai raposa", como se estivesse salvando o universo.
é fase mesmo, TODOS os amiguinhos e amiguinhas do caio andam nessa piraçào de lobo mau.
enquanto eles tiverem levando na boa, curtindo a imaginação e liberando a raiva natural das crianças de uma forma saudável, no problem.
afinal "quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau......."
beijoca