segunda-feira, outubro 25, 2010


Ética na blogosfera




Como a maioria já sabe: copiaram o perfil da Camila e todas nós ficamos muito bravas, achando um desrespeito absurdo, então a Carol Passuelo sugeriu uma blogagem coletiva sobre ética na blogosfera e eu topei na hora.
Eu, sinceramente, não consigo entender essas pessoas que copiam, publicam posts como se tivessem escrito, acho completamente absurdo, já que na minha opinião as pessoas que criam um blog são aquelas pessoas que gostam de escrever, que têm prazer em dividir fatos, curiosidades e acontecimentos, que apreciam a troca de experiência e dicas que as outras pessoas têm para passar, que contam histórias pessoais, certo? Então qual o sentido de você publicar um post que não é seu, como já aconteceu com a Ro?
A pessoa acha tão legal que quer levar o crédito e aumentar o ibope do próprio blog? Se for isso é bizarro porque no fundo você sabe que aquele mérito não é seu! Pra mim, é o mesmo que ganhar um jogo roubando! Qual o sentido se no fundo você sabe que não teve mérito nenhum??
Juro que não consigo entender!
Como a própria Camila já disse, é mais do que normal a gente ler um post e se inspirar, ter vontade de falar sobre o mesmo assunto, ou ainda citar uma ou outra coisa engraçadinha que leu em outro blog e gostou (como eu mesma já fiz com a própria Camila, pedindo para todo mundo assoprar o dodói dos meus pequenos)! Não vejo problema nenhum isso, ao contrário, acho bacana, acho um reconhecimento, um sinal de que você gostou e reproduziu, mas desde que seja feito com os devidos créditos, não é mesmo?
Não custa nada: é educado, respeitoso e elegante dar o crédito a quem efetivamente escreveu aquilo.

Selinho criado pela Anne do blog www.mammisuperduper.blogspot.com

9

9 comentários:

Camila disse...

Querida, obrigada pelo post e pelo apoio! Isso tudo é um absurdo, mas fico imensamente feliz ao ver as mamães blogueiras tão queridas aderindo a essa campanha que é do interesse de todas, né??
Adorei o post!!
Super beijo,
Camila
http://mamaetaocupada.blogspot.com/

Kah disse...

O engraçado dessa tentativa tosca de aumentar o ibope é que a chance maior é do tiro sair pela culatra, né?
Mas fazer o quê? A gente só tem controle das nossas atitudes!
Beijão!

Anne disse...

Oi Renata, que bom que vc chegou no Super Duper! Essa blogagem além de levantar a questão importante dos direitos autorais da nossa própria história, serve tb para a gente conhecer mais mães bacanas, tão preocupadas como a gente em fazer as coisas do jeito certo: nada de falcatruas..
Bjos
Anne
mammisuperduper.blogspot.com

Juliana Ramos disse...

Adorei!!!
Bjinhos

Sarah disse...

É isso aí Re! Mais uma que aderiu à campanha com um ótimo texto. Blogueiras unidas por uma boa causa! Servir de inspiração é ótimo, mas copiar não tá com nada. bjo!

Naiara Krauspenhar disse...

Já sou sua seguidora fiel!!!
Adoro seu blog...
E essa campanha é tudo de bom, do interesse de todas nós, não é mesmo?
BJokas
Naiara
http://littlelittlediva.blogspot.com

Marina disse...

Rê, não sabia disso. já passei lá no blog dela e tb vou participar da blogagem.
Fico super irritada com essas atitudes.
belo post!
bjbj

Coisa de Mãe disse...

Renata, fico super feliz em saber que essa postagem coletiva está mobilizando tantas mamães!!! E estou adorando a oportunidade de conhecer tantas outras, e tantos blogs legais!! Adorei o seu, muito colorido e divertido!

Bjos,
Ivana

Letícia Volponi disse...

Rê, parabéns pelo apoio e obrigada pela visita lá no blog! O seu blog também ficou lindinho com o novo layout. amei! Quando puder, atualiza o endereço do meu na sua listinha de blogs? Já linkei o seu no meu novo também. bjo!