quinta-feira, setembro 16, 2010


Dormir ou não dormir?

Obviamente que essa pergunta nada tem a ver comigo, já que eu durmo em todas as raríssimas oportunidades que eu tenho. rsrsrs! É sobre o André.

Ele entra na escola às 11h e sai às 16h. Normalmente pega no sono no carro mesmo, na volta. Chega em casa dormindo e vai até às 18h. Só que ela acorda sempre chatérrimo...fica choraminguento, manhoso, impressão que sempre acorda assustado ou querendo dormir mais, sei lá. Demora aproximadamente umas 2 horas pra entrar nos eixos, aceitar tomar banho e ficar bonzinho novamente. Só que então pega fogo, acorda de vez, fica impossível, pulando no sofá, aceso mesmo e só vai dormir por volta de 23h30 - o que eu acho MEGA tarde pra idade dele.

Já tentei deixar que ele durma somente por 1 hora pra ver se ele iria dormir um pouco mais cedo à noite, mas não adiantou. Ele acorda ainda mais chatinho, por não ter dormido o suficiente e não muda nada o horário noturno. E não adianta colocá-lo mais cedo na cama porque só serve pra me estressar, ele está sem sono, fica rolando, rolando, falando e brincando e não dorme por nada.

Dormindo nesse horário, ele acorda umas 9h30 da manhã, o que eu também acho tarde considerando que temos somente uma hora para café da manhã, colocar roupa e ficar um pouco com papai e mamãe.

Por outro lado, se ele não dorme à tarde, chega em casa animadinho, brinca bastante, toma banho e janta super bonzinho e vai dormir por volta de 20h30, o que eu considero um horário bom. E então também acorda mais cedo, por volta de 8h e temos tempo suficiente pra brincar e fazer tudo o que precisa ser feito. Dessa forma, o tempo que ele fica acordado tem mais qualidade, ele fica bem e passamos horas gostosas juntos.

Só que eu acho cedo pra ele ficar sem a soneca diurna, ainda mais se partir de mim.

Quero dizer o seguinte, se ele não sentisse mais sono e não tivesse mais a necessidade de dormir durante o dia, ok! Mas não é o caso, ele tem soninho, tanto que quase sempre volta dormindo, então não me acho no direito de abolir a sonequinha dele por minha conta. Só que a situação está me angustiando porque não consigo firmar uma rotina que dê certo.

O que vocês acham? Até quando seus filhotes dormiram à tarde? HELP!!!
14

14 comentários:

Dê Freitas disse...

Oi Rê,lá na escolinha ele não dorme?
Eu digo isso porque minha sobrinha (que hoje está com 3 anos e meio) quando tinha 2 aninhos, tirava uma soneca de mais ou menos 1 hora de tarde. Mas era das 15h às 16h30 no máximo. Daí de noite ela dormia normal.
Talvez a soneca dele está muito próxima do horário que vc acha bom para ele ir dormir.
Sei lá...não tenho muito conhecimento de causa pra falar ainda, rsrsrs.
Passa lá no mamy e participa do sorteio, vai?

bjs,

Regina disse...

Oi Rê! Tudo bem?
Sou nova por aqui!! hehehe...
e já vou palpitar??
O Digo Digo nunca dormiu 100% bem. Me lembro que pleno domingo eu acordada as 6 da manhã, mesmo indo dormir muito tarde, sem ter dormido de dia. Alias, dormir de dia também é muito dificil, só quando está extremamente cansado!
Eles tem muita energia, né? E as vezes nos não consguimos dar conta!! Esses dias o pediatra falou que o tempo seco também dificulta o sono das crianças. Acredite que é uma fase e que va passar! :)
beijos
Regina
www.vimpraserfeliz.blogspot.com

Patricia disse...

Rê,
Mariana entra na escola as 13hs. Dorme das 15:20 até 16hs. volta pra casa 17:15hs. Vai dormir de novo por volta de 22hs e acorda no dia seguinte às 8. (isso tudo em dias normais, especiais, lindos e ensolarados) Ou seja, essa soneca de 40 minutos no meio da tarde tem ajudado muito.
Antes da escola ela costumava dormir mais, umas 2, 2 horas e meia. E aí dormia depois das onze da noite, acordava mais tarde e tudo era pior.
Não rola uma sonequinha na escola? Prá nos tem sido a solução.

bjs

Renata disse...

Gente, na escolinha ele não dorme de jeito nenhum...as "tias" já tentaram de tudo e ele não quer perder nenhuma atividade...rs!

Camila disse...

Querida, essa parte é difícil, tô vivendo isso com os meninos, eles estão com 2 anos e 1 mês. A Manu parou de dormir à tarde com 2 anos e meio, de vez em qdo, no fim de semana, tira um cochilinho e eu acho ótimo. Mas, no seu caso, eu recomendaria uma sonequinha na escola depois do almoço, será que dá? Daí, ele chega em casa bem humorado, mas já cansadinho e vai dormir num horário razoável. O que vc acha??

Bjos,
Camila
http://www.mamaetaocupada.blogspot.com/

Fá, Mãe da Ana Luiza e do Guri! disse...

Rê, a Ana Luiza dorme a tarde, mas tem que ser logo após o almoço. Se for muito tarde, danou-se. Porque ela acorda meio chata e tb demora pra dormir. Nessa semana que estou com ela em casa, em duas tardes ela não dormiu. Foi uma beleza. Final do dia tomou banho e capotou perto das 20h. E acordo as 7:30 do outro dia, como sempre.
Eu acho que depende muito do ritmo da criança. Se ele aceita ficar sem soneca, não vejo problemas.
Uma amiguinha da Ana não dorme a tarde há muito tempo, desde 1 ano e pouco, e sempre foi tranquilo!
Beijos

Paloma, a mãe disse...

Re, a Ciça dorme à tarde até hoje, com três amos e meio. E, se puxar a mim, não vai abandonar o hábito tão cedo. Achi super saudável, ainda mais se este sono vem logo após o almoço, a famosa (e salutar) sesta. Serndo assim, sugiro que ele durma na escola. Eles não têm um lugar para isso lá?
A Ciça dorme de segunda a sexta pelo menos 1h na escola. Nos fins de semana, ela dorme 2h ou 3h seguidas.
Beijos

Sarah disse...

Re, concordo com as meninas, o ideal mesmo seria uma soneca na escola, no começo da tarde, já que a soneca no final do dia atrapalha o sono noturno. Se não rolar de jeito nenhum dormir na escola, ou vc tenta devagar diminuir o tempo de soneca em casa (de 2h para 1h30, depois 1h... aos poucos, pra ele não sentir tanto), ou então corta de vez essa soneca. Se vc mesma diz que sem a soneca ele dorme bem à noite, acorda bem e ainda aproveita mais tempo com a família, não está sendo em nada ruim pra ele!
Depois conta pra gente qual foi sua decisão!
bjos

Beta, a mãe disse...

Oi Rê será que não vale a pena pensar em mudar ele pra de manhã? A Bia vai pra escola nesse horário que é de 8 ao meio dia. E 90% das vezes ela chega dormindo e acordar 1hora e meia depois e depois almoça, toma banho e brinca o resto da tarde, e quando dá oito oito e meia ela mesma já se manda pra cama. Por aqui tudo está funcionando as mil maravilhas e os horário de soneca e tal e coisa estão dando super certo. Beijos

Andréa disse...

O meus vagabundos daqui de casa dormem até hoje.
Que vergonha!
Deixe dormir sim Rê,tadinho do meu Dedeco,ele tem soninho,ainda é bebê.
O que vc precisa urgente é dar uma mamadeira bem gostosa e quentinha pra Nana,assim vc dorme a noite toda e fica pronta e inteira pro dia seguinte.
Desculpe pelos pitacos.
Adoro vcs.
Beijos.

Anna disse...

Rê, lá em casa é a mesma coisa, com a diferença que o Lucas fica na escola em tempo integral.

Ele, muitas vezes, dorme na escola depois do almoço. Nesses dias ele volta pra casa acordado e é tudo uma delícia. Sem birras e dorme cedo.

Nos dias que não dorme na hora do almoço, dorme no carro na volta pra casa e acorda do mesmíssimo jeito que você descreveu: enjoado, choramingando e mal humorado. Essa soneca da noite acaba durando cerca de 1 hora. Eu sempre acordo o Lucas, pois tenho medo de deixá-lo ir direto e ele acordar às 3AM achando que já é de manhã.

Na última consulta com a pediatra, até perguntei se essa sonequinha era "fisiologicamente importante", pra idade dele (2a2m) e ela disse que não.

Perguntei pq está sendo cada vez mais difícil colocá-lo pra dormir de dia. Ele não quer perder nada na escola, mas na volta, no balancinho do carro, sempre capota.

Nos finais-de-semana já desisti e ele passa o dia acordado e bem (salvo o fim da tarde, quando fica um pouco enjoado por causa do sono. mas não se rende!).

minha estratégia pra ele não dormir na volta pra casa é péssima: muitas vezes levo um pacotinho de jujuba e ele vai conversando, animado com o doce. Daí chega em casa animado, lancha direitinho, toma banho e dorme em horário de criança.

Tenta levar um biscoitinho no carro, pra ver se ele não capota e chega em casa melhor.

Boa sorte aí!

beijocas

Patrícia Boudakian disse...

Ai, Rê, que dilema... dessa vez não poderei ajudar. rs


Beijinhos e boa sorte!

Lia disse...

Dormir à tarde parece ser uma necessidade fisiológica do ser humano, vide os efeitos benéficos da siesta sobre o povo espanhol - que tem uma das melhores expectativas de vida do mundo. Infelizmente, esse bom hábito ficou esquecido por causa da nossa vida moderna frenética.
Felizmente as crianças não estão sujeitas a esse tipo de exigência e podem levar uma vida com mais respeito ao seu corpo.
Eu por mim dormiria à tarde todos os dias. ;)

Avassaladora disse...

Rê,
o Gui parou, há uns 6 meses atrás com a soneca da tarde, agora ele dorme lá pelas 11 e acorda meio-dia para almoçar. Coloquei ele na escola de tarde, exatamente pra aproveitar o pique do menino... né!
Chega em casa mortinho, janta, toma banho e vai dormir cedão... O quê é bom pra que eu possa ter vida noturna (tomar banho, jantar, conversar com o marido e até namorar...)
Mas o horário da escola do Gui é diferente, ele entra as 14 e sai as 17:45, então dá tempo dele dormir, né!