quinta-feira, agosto 12, 2010


o dedo - atualizado


E então que a Naninha resolveu que chupar o dedo é a coisa mais deliciosa e saborosa do planeta. Chupa mesmo, com vontade e ai de quem resolver tirar o dedinho da boca dela.

O André nunca pegou chupeta e também nunca chupou o dedo e eu sempre achei que se ele tivesse pegado a chupeta não teria tanta dificuldade em adormecer, que a chupeta dá uma acalmada, um conforto...mas não adianta, ele não gostava e ponto final.
A Nana pega a chupeta bem de vez em quando. Quando está com muito soninho ela pega, mas cospe assim que adormece. O que ela gosta mesmo é do dedo. Põe uma mãozinha na boca e ainda "empurra" com a outra que é pra ficar bem firme dentro da boca. rs!
Acho perigosa essa mania porque acredito que a chupeta seja mais fácil tirar quando chegar a época, dá pra negociar com o Papai Noel, com o coelho da páscoa, com a fada e até com a Branca de Neve, mas o dedo não...o dedo está sempre lá, não tem muito como tirar. E também fico preocupada com problemas na arcada dentária ocasionados pela "chupação" exagerada de dedo, só que eu não sei o que fazer...
Ela gosta taaaaaaaaaanto da mãozinha na boca que dá até dó. Às vezes tá com dificuldade pra dormir e então é só encontrar a mãozinha que depois de duas ou três chupadinhas de dedo, os olhinhos fecham. Eu mal acredito nessa capacidade de adormecer sozinha, já que o André me dava muuuuuuuuuito trabalho pra dormir.
Às vezes eu tento tirar o dedinho e logo substituir pela chupeta, mas ela faz um mega escândalo ensurdecedor e então vai mais uma meia hora pra ela parar de chorar (a menininha é escandalooooooooosa!!! rsrsrs!). Já tentei até substiuir pelo peito, mas dá-lhe escândalo também! Ela quer é o dedo e não se fala mais nisso!!!

O que eu faço, heim? Alguém aí tem filhote chupador de dedo? O que vcs fizeram? Ele parou sozinho??

* A atualização é só uma foto da gata com o dedo na boca!!!
26

26 comentários:

Lia disse...

Eu deixaria. A tia do meu marido é dentista e ela disse que até os 2 anos chupar o dedo não traz nenhum prejuízo pra arcada dentária. Tudo bem que pode ser muito complicado tirar se a criança quiser continuar depois disso, mas fazer o quê? Eu como unhas até hoje, apesar das tentativas frustradas de passar pimenta. Enfim, esse negócio de dedo-chupeta-chupeito é muito polêmico, e vale mesmo aquela máxima: siga seus instintos.

Paloma, a mãe disse...

Re, eu sou ex-chupadora mãe de uma chupadora convicta e te digo: tire o quanto antes. Eu tenho o palato alto demais e respiro - mal e porcamente - pela boca até hoje. A Ciça já começa a apresentar problemas na arcada. Com a Clarice, serei mais firme ao empurrar a chupeta (caso ela pegue o dedo), pois eu bem sei o mal que isso faz - e a dificuldade para largar.
Beijos

Roberta Lippi disse...

Hehehe... essa da Branca de Neve dá certo mais ou menos, né... rsrsrs
Quanto ao dedo, eu sei que euzinha chupei o dedo até uns 6 anos de idade. Tinha calo e tudo. Meu pai colocava esparadrapo, pimenta... e nada. Só larguei quando fui dormir na casa de uma amiga e ela me viu chupando o dedo. Tirou um sarrinho e eu, com tanta vergonha, parei por ali. Não tive problema na arcada dentária, tanto que nunca usei aparelho, mas prefiro mil vezes que minha filha pegue a chupeta do que o dedo, por essa questão de controle de tempo de uso e de higiene... Tenta insistir na chupetinha, Rê, de repente ela pega. Que ajuda a acalmar bastante, ajuda.
Conheço vários casais que não quiseram dar chupeta para o filho e o bebê acabou pegando o dedo. Daí quiseram substituir pela chupeta mas não conseguiram mais.
Mas cada criança tem seu jeito, né, também não é tão simples controlar.
Boa sorte. Beijos
PS. Fui fazer ultra agora pouco. Tô com tanto líquido amniótico que a mocinha tá gostando de ficar lá dentro dançando e não quer sair, não... rsrsrs

Juliana Contezini disse...

Vai entender esses pequenos !!!
Passei pela mesma situação com a Julia; dei a chupeta para evitar o dedo...pois ela vivia com o dedinho na boca e EU chupei dedo e lembro da enorme dificuldade que tive em largar...fora os anos de aparelho ortodôntico...
Acho que a saída é a Chupeta...

Anna disse...

Rê, acho que não posso ajudar muito.

Eu relutei muito em dar a chupeta pro Lucas, mas acabei cedendo quando percebi que o mocinho se interessava muito pelo dedo. Daí eu ofereci a chupeta. No começo ele rejeitou um pouquinho, mas depois pegava pra dormir.

No caso dele, foi tranquilo tirar a chupeta, que aconteceu quando ele tava com 1 ano mais ou menos. Foi mais uma questão de sorte do que de tática, acredito.

Mas cada caso é um caso, né?

beijinhos

Sarah disse...

Ai Re, Bento às vezes fica com o dedinho na boca, mas bem esporadicamente. Ele gosta mesmo é da chupeta. Minha irmã chupou muuuuito o dedo. Minha mãe sempre conta que, um dia, a chamaram na escola pra falar da minha irmã, na época com uns 6, 7 anos. Ela se escondia debaixo da carteira da escola pra chupar o dedo, durante a aula mesmo. Foi uma luta pra largar.
Tenta insistir na chupetinha... Ela vai reclamar no começo, claro, mas concordo que é mais fácil tirar depois.
beijos e boa sorte!

Dani disse...

Ai Rê...menina...cê sabe...não consigo nem tirar a chupeta, quanto mais dar conselhos sobre "dedo"!
Só sei dizer que...ah... é bonitinho até! Lembro da minha irmã, pequena, loira, de olhos verdes e buchecha rosada com o dedo na boca...tào fofa!
Mas não escuta nada disso que eu t6o falando. Escuta as meninas aí de cima.
Beijo, querida!
Dani

Nutrição e Cia disse...

No começao da vida da minha linda ela não aceitou a chupeta, porém quando descobriu por conta própria nunca mais largou. Mas acho que chupeta, bico de mamadeira, tudo passa. Fomos criados assim e nada ouve com a gente. Bjs

MLR disse...

Re,
achei legal essa matéria, acho que vc vai gostar!
http://guiadobebe.uol.com.br/recemnasc/chupar_o_dedo_nao_e_nada_bom.htm

Patricia disse...

Em casa eu forcei a chupeta e acabei conseguindo. Entre chupeta ou dedo, chupeta sem dúvida. E se sua Marianinha não é tão fã de chupeta como a minha, vai largar mais rápido! Mariana largou com um ano e pouco.

Sabia que as nossas Marianas se parecem quando bebês? Sempre que você posta fotos da sua eu acho parecida....rs

bjs

Juh** disse...

Ahh que lindaaaa!!
Mas não posso ajudar por enquanto, ainda não sou mamãe, e so tenho a experiência profissional (sou Enfermeira), que nesse area é pequena. Mas siga seus instintos!
bjus

Beta disse...

Vixi Renata agora fiquei com medo e percebi que as crianças são mesmo diferentes umas das outras, a Bia pegou chupeta desde cedo e sempre se deu bem com ela e o Leo ainda é meio novinho pra saber qual é a dele, vai que ele resolve que o dedo é mais gostoso, enquanto isso a gente vai dando a chupeta pra ver se toma gosto. COncordo com a Roberta, vai dando a chupeta até tomar um gosto por ela, acho que pode ser uma boa dar a chupeta quando ela não estiver tão nervosa ou sonolenta, quem sabe toma um gosto pela coisa? Problema é que ficou bem fofa essa foto dela chupando dedinho hehehe, mas insiste sim na chupeta, quem sabe ela pega. Um beijo

Dani disse...

Não falei que é bonitinho demais...
Linda, linda, linda essa menina, meu Deus!
Beijo!
Dani

Taís Maciel disse...

Renata, eu chupava dedo quando bebê também. Chupava muito pra dormir. Minha mãe teve que tirar cedo, pra eu não crescer com a mania, pois quando cresce é pior. Minha mãe fez assim... ela enrolou o dedo que eu chupava em gaze até ele não caber na minha boca, ai a medida que eu ia descobrindo os outros ela ia enrolando eles também, assim eu acabei desencanando, sem traumas, pois ainda era pequena e não tinha me viciado ainda. Chupeta eu nunca peguei, minha mãe conta que ela colocava na minha boca e no mesmo instante eu cuspia longe.

Mamma Mini disse...

dedo é fogo Rê, porque quando eles pegam vc não tem como tirar o dedo da pessoa né? rs rs rs, algumas crianças pegam dedo, outras chupeta e outras nada... chega uma hora que vc consegue negociar, meu afilhado também chupa dedo desde sempre e a mãe dele até hoje quer colocar chupeta nele, o fato é que não rola e ele já tá com 1 ano e meio... acho super fofo mas os dentistas enchem o saco.... o fato é que todos teremos que tirar dedo, chupeta, pano e o que for quando eles estiverem com 2 e pouco 3... então a trabalheira será a mesma.. ela é muito pituca, deixa ela curtir o dedinho...rs
bjs

Avassaladora disse...

Hehehe... Rê, não tenho uma história animadora pra você, meu irmão chupa dedo até hoje (24 anos!!!) nos momentos tensos da vida...hehehehe...
Mas nada aconteceu com os dentes dele ou com o céu da boca, ele tem os dentes lindos e é lindão! (pausa pra irmã coruja!) Mas tirar ele não conseguiu naõ...

Carol Garcia disse...

isaac começou com dedo e logo dei a chupeta.
meu irmão chupou dedo e teve que usar aparelhos e tals.
segundo a minha mãe não teve dica que funcionasse com ele...
boa sorte aí com a mocinha que tá uma fofura só.
bjo bjo

Fabi disse...

Assuntinho complicado mesmo. Bom mesmo é aquele bebê que só quer chupar o peito, né? Mas como estes são bem raros, eu acho que a chupeta é menos pior.
Agora cá entre nós, mãe é um bicho esquisito mesmo, né? Vc falou que o Dede dava muito trabalho pra dormir. Agora veio a Nana que só precisa do próprio dedinho para dormir feito um anjo. E apesar dos opostos, em nenhum dos casos vc ficou tranquila.
Acho que toda mãe é assim, né?
E mesmo que a gente tenha 20 filhos, sempre vai ter alguma coisa pra gente se preocupar. rs

Bjocas

Direto do Útero disse...

O Léo, meu filhote, chupou o dedinho por algumas semanas, depois parou!
Não se preocupe... e deixe os "críticos de plantão' falando sozinhos, o importante é que nossos bebês sejam felizes, não é?
Parabéns pelo blog, aliás, estou te seguindo!!
Beijinhos,
Dani

Bianca disse...

Entrei aqui para comentar do post das uvas do Dedé e ele não estava mais aqui :P
Quanto aos dedinhos na boca, eu comecei a por meias nas mãos do arthur, tenho um medo de que ele fique com a arcada deformada... Mas que é muito fofo vê-los chupando os dedinhos isso é :)
beijos!!!

Patrícia Boudakian disse...

ai, os dilemas do pequenos né, amiga? mas eu acho que não há mal... deixa pra ver até onde vai. eu chupei até uns 4 anos e meu marido até os 6. acho que em determinado momentos nos desinteressamos por eles. rs
e ela está a coisa mais linda, fofa e gostosa do mundo né?
bjbj

Letícia Volponi disse...

Ai, Rê, essa história de dedo na boca é complicada... Eu não conheço nenhuma criança que chupe o dedo para te ajudar.

Carol Garcia disse...

selinho pra vc lá no blog
bjo bjo

Carol Garcia disse...

selinho pra vc lá no blog!
bjo

Juliana Baron disse...

Olha, com o meu filho acontece exatamente o mesmo!! Não adianta querer botar a chupeta que ele cospe como se fosse a coisa mais horrorosa do mundo. Lógico que dedo não é bom mas já me disseram que se ele chupa dedo agora não significa que ele vá chupar o dedo pra sempre. É só uma fase oral mesmo! Fora que aparelho por aparelho quase todas as crianças vão usar. EU nunca chupei dedo e nem chupeta e usei aparelho mais de dez anos. Então eu enfrento um problema de cada vez...hahahaha. Se ela ama o dedo, deixa chupar...depois tu resolve o que vai acontecer!!

Natalia disse...

Aqui em casa, a mesma coisa. No começo a gente tentava tirar e segurar a mãozinha pro Benjamin num colocar na boca, mas algo num ornava de fazer isso, sabe? Então acabamos relaxando, e ele também dorme assim que “acha” o dedo. O assunto é mesmo muito controverso, tem gente que fala que prejudica a arcada, tem gente que diz que é importante pro bebê “desenvolver sua segurança”, porque o dedo é das poucas coisas que ele mesmo consegue controlar... Nem sei se isso importa muito porque o Benjamin parece já ter feito a escolha dele. Depois pode ser que dê mais trabalho, ou não, quem sabe?