segunda-feira, maio 03, 2010


Tranquilidade é o segredo!

Tá tudo muito fácil aqui em casa...
O André está com sinusite + otite, que evoluiram de uma gripe. Dentre os sintomas, uma tosse chatérrima que não deixa o pequeno dormir direito, ele acorda com a própria tosse.
A gripe, que deixa o nariz escorrendo sem parar, passou pra Nana. E ela, toda piquitica, com 15 dias de vida, ficou com o narizinho cheio, escorrendo sem parar. E com o narizinho cheio, ela não conseguia mamar direito, o que aumentou muuuuuito o tempo de cada mamada pra que ela conseguisse mamar tudo o que tinha vontade...tinha que tirar um pouco do peito, deixá-la respirar e começar de novo. E como ela ficava cansadinha e nem sempre conseguia mamar tudo, diminuiu muuuuuito o intervalo entre as mamadas...
Em resumo: mamãe virando noites em claro!
Só que como o leitinho da mamãe é bão mesmo, ela já sarou! Muito leitinho, colo, carinho e sorinho pra limpar o narizinho minúsculo e pronto - Nanoca não tem mais nada.
Agora ainda falta o Dedé. A gripe que ainda não foi embora de vez, deixou o menininho com febre por todo o final de semana. E então, quando a Nana começou a dormir um pouco melhor, o menininho estava com febre. A mamãe, atenta ao termômetro, sem conseguir dormir direito novamente.
Depois de 2 dias com febre, hoje acordou bem - animadinho, bem disposto e sem febre. A tosse chata ainda o acompanha e o narizinho escorrendo também, mas já está bem melhor!
Sorte nossa ter o papaizão por perto, firme e forte no cuidado com os dois pequenos! Agora é só torcer pra gripe ir embora logo, até pra não corrermos o risco de contagiar a Nana novamente.

Toda essa introdução pra falar outra coisa....

Durante toda a gravidez, eu tive muito medo de não dar conta, de não conseguir dar atenção pro André, de ficar muito cansada e perder a paciência, de não conseguir ser uma boa mãe pra Mariana e então comecei a mentalizar diariamente que tudo daria certo, que eu ficaria tranquila e paciente e que estaria sempre bem disposta. Depois do nascimento dela, eu acordo todos os dias de manhã e peço pra que o dia seja tranquilo e pra que eu fique bem e em paz pra saber lidar com tudo ao mesmo tempo. E posso garantir: FUNCIONA!!!

Mesmo com tudo isso acontecendo, com os dois pequenos dodói ao mesmo tempo, mesmo dormindo tão pouco, eu estou ótima! Estou bem disposta, feliz, animada e acima de tudo, tranquila. Apesar do cansaço (normal dessa fase) eu estou do jeito que desejei estar: tranquila! Acho até por saber que os pequenos, que precisam tanto de mim, sejam tão suscetíveis ao meu humor e disposição.
Então esse post não é uma reclamação, só uma constatação de que a maneira como encaramos as coisas faz toda a diferença.

* Em tempo: é claro que eu não pretendo dizer que o "baby blues" ou até a depressão pós parto podem ser evitados ou curados apenas com pensamento positivo. Cada pessoa é de um jeito e reage de uma forma. Eu fiquei bem tristinha depois que o André nasceu e só eu sei o quanto desejei não estar daquele jeito! Então, só pretendo dizer que a nossa postura diante das situações pode sim, fazer diferença! Se encaramos até as coisas chatas com uma postura positiva, tudo é minimizado. Acredito mesmo, que a nossa energia positiva, bom humor diante das adversidades e muita tranquilidade são capazes de muito!
14

14 comentários:

Denise Freitas disse...

QUe animador o post Rê. Com certeza o pensamento positivo e a calma, são fundamentais. Parabéns e melhoras ao André.

Fabi disse...

É Rê. Eu também tive uma tristezinha quando o Gu nasceu que somada a dor nos bicos, ao cansaço e à insegurança, acho que influenciou na amamentação no início. Também tive que fazer uma mentalização muito forte para reverter a situação.
Parabéns pra vocês, que estão conseguindo tirar tudo de letra e vivendo cada dia com a devida tranquilidade!

Than disse...

Eita! Bom, mas ainda bem q a Nana esta melhor e o Andrezinho esta melhorando....ai deve dar uma tristeza ne?
Eu acho q vc mentalizando assim só facilita as coisas e eu admiro demais isso! Parabens! Ser mãe de um não deve ser NADA facil, de 2 entao!!!!!!! Vc tira de letra e é uma maezona! Parabens mesmo!

Bjooooos

Juliana Baron disse...

Adorei o seu blog Renata! Sabe que durante toda minha gravidez eu pensei positivo dizendo que meu filho ia ser um anjo, pois dito e feito! Esse negócio de pensar, mentalizar e repetir pra você mesma as coisas boas funciona mesmo!!!
beijoS

magrinhapatricia disse...

Eu fico pensando tbm, se eu tiver outro bb, se eu vou conseguir dar a mesma atenção aos 2 filhos.
mas o amor vence td.

Juliana disse...

É,o amor de mãe faz a gente tirar forças de onde nem conhecemos. Eu sempre imaginei a minha pequena calma e feliz e ela tá se saindo bem assim. Um abraço e força aí com a duplinha.

Lia disse...

Rê, você é demais!! Tô vendo que é daquelas que tem ânimo pra mais, hem? Eu quero três e me inspiro em você!

piscardeolhos disse...

Ins-pi-ra-ção, você.

Pati disse...

E como eu tenho uma baita sorte de ser sua amiga pude comprovar esta tranquilidada "ao vivo" ontem pelo skype e vc me contagiou! É tão bom ver que vc está dando conta de tudo, ver sua carinha tranquila e LINDA!! E ainda poder contar com suas super dicas de mamae experiente que me deixaram mais tranquila tb!
Amei fazer o tour virtual pelo encantado quarto da Nana e ver a bochechudinha mais linda do mundo tirar uma sonequinha!
Precisamos fazer mais vezes estas sessões, vc não imagina como me fez bem!
Amo vc!
beijão na sua tchurminha toda!!!
Pati

Bianca disse...

Realmente Re, o pensamento positivo é tudo... Eu senti que balancei nos primeiros dias, me sentia bem emotiva, sentia vontade de chorar por tudo e por nada, mas mentalizei as boas coisas da maternidade e não me entreguei.
Eu imagino como deve ser difícil ter que desdobrar com os dois pequeninos, afinal o Dedé também é um bebê né?!
Melhoras para os dois!
beijos!

Paloma, a mãe disse...

Que legal, Re. É um bom incentivo para quem está passando pelos mesmos medos. Juro que vou tentar ser mais tranquila desta vez, acho que, no segundo,a gente naturalmente caminha para isso. Tive baby blues da primeira e não foi fácil.
Beijos

Dani disse...

Concordo com as meninas: Rê, vc é nossa musa mór! Pura inspiração para gente!
Fico feliz em saber que tudo tá caminhando bem!
Não nos abandone, viu!
Beijo, querida!
Dani

MEL disse...

Era tudo o que eu precisava ler hoje!!! Principalmente o finzinho do post!
Força aí Rê!
Beijões!

Coisas de mãe disse...

oi Re, cheguei aqui através do http://pequenoguiapratico.blogspot.com/ e me diverti muito lendo este post sobre a Tranquilidade porque li antes o post onde você se "justifica" a respeito deste! Teu astral é muito legal, e é claro que a gente se desespera, e as vezes da tudo errado e outras, dá tudo certo. Eu tambem tenho dois filhos, me sinto muito mais segura agora, acho que isto tem a ver com esta "tranquilidade" que vc falou. E isto não quer dizer que não surtamos de vez em quando.

beijos

Pati

http://coisasdemae.wordpress.com