terça-feira, março 23, 2010


Tloca letla

Há mais ou menos um mês o André soltou a língua geral. De uma hora pra outra ele começou a falar tudo, repetir tudo que a gente fala (já repetiu até um palavrão que a mamãe falou e mamãe redobrou o cuidado!!!) e até arrisca algumas frases simples!
E é tão bonitinho ver o molequinho falar tudo, contar historinhas, estou super apaixonada por essa fase. E ele troca algumas consoantes, o que deixa tudo ainda mais fofo.
Eu e o maridão sempre falamos do jeito certo com ele, até porque não gosto de adulto falando como criança, mas é fofésimo o jeitinho que ele fala. A letra "C" ele não fala de jeito nenhum, mas o engraçado é que dependendo da palavra ele substitui por uma consoante diferente, às vezes "P", às vezes "T" ou às vezes não coloca nenhuma e fala só com vogais mesmo.

Vou colocar algumas palavrinhas, até pra eu mesma nunca esquecer:

ó ó = cocó (que significa cocoricó)
ô ô = cocô (obviamente)
ú o = suco
a a o = macaco
parro = carro
tainho = carrinho ou carinho (depende do contexto)
bóto = moto
pepete = capacete que o papai usa na bóto
Popota = Ricota (a gatinha!!!)
tóia = escola
tótinho = fortinho (quando ele canta a música "meu lanchinho, vou comer...")
Nana = vale pra banana e pra irmãzinha (rs!)
potinho = copinho (vai entender!!! rs!)
patinho = parquinho
popóde = não pode
pixá= puxar
(a frase: popóde pixá, mamãe chóia, SAP: não pode puxar o cabelo porque a mamãe chora)

Diálogo mamãe e Dedé:

- Filho, a Nana vai sair da barriga da mamãe e vai morar onde?
- No páto da Nana (no quarto da Nana)
- E o que vc vai dar pra ela?
- ú o (suco)
- e se ela chorar, o que a gente vai fazer?
- taínho (carinho)
(não é pra morrer do coração?? As respostas foram espontâneas!!!)

Outro diálogo fofo:

- Filho, você é meu
- e a Popota?
- A Ricota é minha
- e o Cheddar (esse ele fala direitinho!!!)?
- o Cheddar é meu
- e o papai?
- o papai é meu
- e a mamãe é sua!!!

(Depois do papai, ele sempre perguntava "e a mamãe?" e eu respondia "a mamãe é sua". Agora ele nem pergunta mais e já fala "a mamãe é sua!" rsrsrsrs!)
Fofooooooooooooooooo!!!! To muito apaixonada por essa fase conversinha

12

12 comentários:

Carolina disse...

ai que coisa mais lindaaaaaa!!!!Tenho uma sobrinha que está pra nascer e não vejo a hr de poder participar desse tipo de coisa!!!! Acho que deve ser um sentimento fora do comum quando os filhos vão descobrindo o mundo aos pouquinhos e os pais participam ativamente de cada descoberta!!!!

Beijos

Paloma, a mãe disse...

Que fofo! Adorei o último diálogo! E a Nana também vai comer muita nana, pra ficar tótinha e quescer.
Beijos

Denise disse...

É muito gostoso esse Dedé, que vontade de da uns amassos!
Essa fase é uma delícisa, tem coisas que só gente entende mesmo. A Elisa tá super faladeira, repete tudinho que a flamos tbm. Esse dias estava atrasada e ela resolveu acordar o papai "-Acoda Neuson..."(me imitando) quase morri de rir!

Lia disse...

Ô jesuis, coisa fofa!

Gabriela disse...

Nossa!Me derreti todinha com esses dialógos tão fofos!
Beijos para vocês!

Luíza Diener disse...

ai que paixão!
to apaixonada por meninos!
coisa fofa!

Bianca disse...

Que amor! Essa fase é uma delícia né?!
E o barrigão, como vai?
Beijos!

Kryx disse...

Demais! Tô louca para fazer tainho nele... Bjs

Pati disse...

Ai Re, que delicia esta fase!! Estou doida para ouvir ele falar qualquer coisa!!! Tenta achar a gente no skype neste finde PLEASE!
E chorei com o eu post sobre a SUA adaptação do André na escola. Imagino que não seja nada fácil, mas com certeza daqui uns dias, depois dele voltar para casa todo animado contando coisas da escola vc vai conseguir aproveita este seu momento sozinha e depois curtir ainda mais a hora que ele voltar da escolinha contando todas as suas "pelipécias"!!!
E só mão mesmo para entender a língua dos filhos né! Amei, dei muita risada dos diálogos e fiquei com muita saudade dele!
beijos mil para os4!

Márcia Haydée disse...

Oh, que fofíssimo. Aposto que você vai concordar comigo: se pudesse apertaria o "pause" no André por pelo menos uns 3 anos, não daria? Eu penso nisso toda hora com a Maria Fernanda... ela também é conversadeira e eu estou a cada dia mais apaixonada e curiosa pra vê-la junto a Maria Júlia, que está com 38 semanas... quase chegando...
Beijos em vcs!!!!!!!

Cristiane disse...

Ai que fofo... essa fase é muito gostosa, né?
Meu filho tbm é uma peça, quando estava grávida da Camila ele olhava no meu umbigo e dizia que ela estava brincando de gira-gira lá dentro. kkkk... (Pode???)
Criança tem cada uma.

Bjos.

Doce e Baccana disse...

Ai que lindo amiga. É realmente maravilhoso...O meu, já com 3 anos, consegue me corrigir e me deixa cada vez mais bobona. Então amiga, a fase está só começando. Dia desses o Vini e suas divagações lunares:
- O foguete vai subir até a lua e vai sair foguinho...
E eu espertona completei:
- Vai sair um fogão pelo motor né filho?
E ele, sério, olhando pra cima, responde:
- Mamãe não é motor é turbina!
Pode?????
Bjs lindona!