quinta-feira, março 04, 2010


Opinião

Queridas mamães mais experientes do que eu (e as menos experientes tb ou qualquer pessoa que quiser dar palpite), gostaria da opinião de vocês na seguinte questão:

Nós decidimos colocar o André meio período na escolinha, já que ele adora ficar com outras crianças e já que a Mariana vai nascer e a mamãe aqui não vai ter a mesma disponibilidade pra brincar e brincar e brincar. Achamos que vai ser interessante pra ele, ele vai interagir, adquirir um pouquito mais de independência, gastar energia, brincar, aprender, enfim...pensamos, pensamos e achamos que seria legal.

Eu já sofri de ciúmes da escola antes mesmo de ele começar, fico me perguntando se vão entender tudo que ele fala (afinal, só eu entendo tudo! rs!), o que vão fazer quando ele tiver soninho, levar um tombo e quiser beijos...essas coisas de mãe neurótica que passa o dia lambendo a cria, mas esse é assunto pra outro post! rs!

A nossa dúvida é: colocar no período da manhã ou no período da tarde???

O quadro é o seguinte:

Eu vou continuar sem babá, só uma pessoa me ajudando com as coisas da casa e que, eventualmente, pode me ajudar em uma coisinha ou outra com as crianças, ou ficar com elas pra que eu possa ir ao mercado ou resolver alguma coisa, mas basicamente vou ficar sozinha com os dois e preciso ter tempo de brincar com o André e tempo pra corujar a Nana que vai precisar demais de mim.

Então vamos às minhas considerações:

- eu tenho o maridão em casa até umas 9h30/10h, que pode me ajudar com o André, levá-lo no parquinho, andar de bicicleta essas coisas. Então teria só duas horinhas sozinha com os dois antes de o André entrar na escola, às 12h. (TARDE 1 X MANHÃ 0)

- aqui na Granja, onde estou morando, é mega frio, e fico imaginando que cruel tirar o molequinho da cama 7h30 da manhã no inverno pra entrar na escola às 8h. (TARDE 2 X MANHÃ 0)

- Ainda sobre o inverno, o pediatra de uma amiga deu o seguinte conselho: disse que pela manhã é bem mais frio e então as crianças ficariam mais em lugares fechados dentro da escolinha, o que propicia a propagação de qualquer vírus, enquanto que a tarde costuma ser mais tranquilo para as crianças ficarem ao ar livre (TARDE 3 x MANHÃ 0)

- a manhã passa mais rápido, quando a gente mal percebe já é hora do almoço, enquanto que a tarde se arrasta mais (TARDE 4 X MANHÃ 0)

- Levando o André na escola de manhã, o papai pode deixá-lo lá e eu só tenho que me organizar pra buscar, mas se ele for à tarde, tenho que me organizar pra levar e buscar, o que pode ser bem difícil com uma recém nascida (TARDE 4 X MANHÃ 1)

- Se ele for pra escola à tarde vai acabar suprimindo a sonequinha da tarde (que eu acho importante na idade dele), mas se ele for pela manhã, dormiria à tarde em casa normalmente (TARDE 4 X MANHÃ 2)

- Se ele for pela manhã, a rotina dele permanece mais saudável, acordando cedo, dormindo um pouquinho a tarde e dormindo cedo à noite. A rotina com escola à tarde, EU ACHO, acaba fazendo com a criança durma e acorde um pouco mais tarde (TARDE 4 x MANHÃ 3)

Enfim, não consigo me decidir o que vai ser melhor pra ele e eu também não tenho como prever todas as variantes, não sei se ele vai passar a dormir mais tarde, se vai mesmo suprimir a soneca da tarde, etc., mas estou tentando considerar tudo pra tomar a melhor decisão.

Algumas pessoas me disseram pra testar um período e, caso não dê certo, mudar para o outro. Maaaaaaaaaaaaaas, como nós temos pouco tempo de adaptação até a pequena nascer (em meio pro final de abril), não queria que ele se apegasse às professoras e amiguinhos pra depois ter que mudar. Ai, que mamãe complicada!!!

O que vcs acham? Qual horário seu filho vai pra escolinha? Como foi a transição?

Aguardo qualquer opinião ou conselho! Obrigadinhaaaaaaaaaaaa!!!!
23

23 comentários:

Mari disse...

Olha, a Alice vai à tarde, e uma das principais razões é porque de manhã eu e ela estamos dormindo. Eu sou dorminhoca, seria um horror acordar cedinho para arrumá-la e por conta da minha dorminhoquice ela faz mais ou menos os meus horários, dorme tarde e acorda tarde. Então a soneca da tarde às vezes acontece na volta da escola (entre 17h40 e 19h, mais ou menos) e aí ela vai dormir pra valer só mais tarde, tipo 22h30, 23h; ou não rola soneca e ela dorme mais cedo, 20h30, 21h. Dependendo da minha programação com o Carlos (tipo se a gente tem Lost pra ver, haha!) a gente dá uma segurada pra coloca-la na cama mais cedo, ou deixa rolar a soneca. Tem funcionado.
Ah, e eu sou super do time que acha que perua escolar é das invenções do século, haha! Não dirijo, então pronto, a gente resolve assim. Só tem que checar se o perueiro tem cadeirinha de bebê.
Re, a escola da uma ciumeira louca na gente, mas é incrível. O salto de desenvolvimento que proporciona aos pequenos é chocante. E eles em geral aaaamam!
Boa sorte!
Beijos

Thaís Rosa disse...

oi flor!
eu também fiz esse debate interno aqui, e concluí que de manhã era melhor. Pela rotina, porque à tarde ele descansa melhor em casa, e quando ele acorda ainda temos tempo suficiente pra nos curtirmos muito juntos. Porque não precisa levar ele na escola tããão cedo, eu deixo o caio por volta de 8, 8:30hs, já não tá tão frio. E aqui, ainda tem uma vantagem, de manhã tem menos crianças, então as duas "tias" tem bastante tempo pra cada criança,e desenvolvem uma relação bem legal com elas.
aqui tem dado certo!
beijo grande, ele vai amar a nova fase!!

Lia disse...

Eba! Esse tema de escolinha é ótimo pra palpitar.
Em primeiro lugar, parabéns pela decisão. Essa "separacão" é importante pros dois. E ele vai se desenvolver tanto convivendo com outras criancas...
Sobre o turno:
Quando você deu um ponto pra tarde porque ela se arrasta mais, eu daria um ponto pra manhã. Como você disse no último item, a crianca acaba acordando mais tarde. Pro Andrezinho vai ser pior, porque ele vai passar mais tempo psicológico na escola que em casa. E quanto mais velho, mais tarde ele vai acordando. Depois, se você quiser trocá-lo de turno, pode ser mais difícil.
Quanto à soneca, normalmente nas creches há um tempo pra isso. Se informe lá na escolinha.
Eu colocaria minha filha de manhã sem sombra de dúvida. É um período em que as criancas estao mais alertas e aprendem melhor. Sempre adorei estudar de manhã!
Mas os outros fatores que você levantou - os horários do seu marido e tal - são bem relevantes. Enfim, não te ajudei em nada!! Hehe!

Denise disse...

Oi Rê,
acho que a decisão de vocês ser ótima pra toda família.
Esse sentimento de mãe é suuuper normal, eu sinto até hoje e olha que a Elisa vai pra escola desde os 7 meses.Aliás, tá completando um ano de escola e às vezes eu ainda me pego pensando (e até ligando) se tá tudo bem, se já mamos, se tá com frio, etc.
Acho que a tarde tá ganhado em quantidade de pontos, mas o ganho maior é na qualidade dos pontos...pensa bem em como será bom ficarem os quatro curtindo uma caminha até maias tarde. O André na cama com o papai...
No inverno realmente os vírus são um desgraça pras crianças viu, não tem como escapar de uma virose de creche e com uma nenem em casa isso pode ser mais sério.
Ah, quanto a soneca da tarde, não vejo pq ele não possa ormir na escola. Tu já viu isso por lá?
A Elisa tira uma sonequinha todas as tardes, tem até musiquinha pra isso.
Bjs e boa escolha!

Flavia disse...

Rê, eu acho que a decisão de meio periodo na escolinha, super acertada.
Vai ser legal pra ele e fundamental pra você ter umas horinhas em exclusiva com a Nana.
O João vai pra escolinha de manhã, chega em casa almoça, brinca um pouquinho e faz uma boa soneca de 2 horas... Acho que seria legal você manter com o André a rotininha da soneca com você (e ter um tempinho exclusivo pra ele tambem)...
Outra coisa importante, é que (pelo menos aqui em casa) o João fica muito melhor na escolinha quando é o pai que leva... quando sou eu, ele sempre reclama mais e chora.

Tenho certeza que vc vai encontrar a melhor solução!
muitos beijos

Faby ! disse...

A minha tem 2 aninhos e não foi ainda!! Mas nas escolinhas naõ tem a hora da soneca? E se não tiver ele vai chegar bem cansado e vai dormir bem cedo e ai vai acordar cedo tbm. Eu acho que no começa com a nana bem pequena é melhor atarde pq como vc disse atarde é bem longa. e de manhã vc aproveita o papai pra ajudar a cuidar dos 2!! ai é dificil né! mãe se culpa por tudo! Deus te ajude e vai dar tudo certo. Filhos são bençãos do Senhor. bJO

Juh** disse...

Flor, eu acredito que a tarde vai ser melhor, sobre a soneca muitas escolhinhas tem o horario da soneca é so pesquisar, quando a criança chega da escola ela brincou bastante, então consequentemente ela vai dormir mais cedo. O unico problema qé vc ter que levar e buscar. Na minha humilde opinião de quem ja trabalhou em escolhinhas para bebês rs...
Bjus

Daniely Novo Kamaroff disse...

Bom, eu ainda não sou mami, mas acho que de manhã é melhor, até mesmo para o reloginho biológico dele...eu sempre gostei de estudar de manhã...rs
Que legal que sua bebê é para meados de abril, eu sou do dia 19 de abril!! Tomara que venha uma ariana...rs (um geninho do cão..rs)
Bjks

Andréa disse...

Eu acho que à tarde é melhor,afinal ele vai para brincar.
Fique sossegada qto ao soninho da tarde,se ele precisar tem os colchonetes pra se esticar um pouquinho.
E faça um teste mesmo,só assim vc vai ter certeza de como ficará o bonitão.
É só um palpite tá.
Beijocas.

Paloma, a mãe disse...

Rê, eu voto na tarde. Quando eu morava aí em SP, morria de pena de levá-la à escola cedo por causa do frio (na Granja, pior ainda). Em dias mais frios, eu só levava às 9h. O ideal seria colocar em uma escola bem pertinho de casa, para que levar e buscar não fossem tarefas tão árduas. E os vírus estão lá em qualquer período, então isso não faz tanta diferença. Quanto a tirar a soneca da tarde ou ele passa a cochilar no final da manhã (o que é ótimo, se vc estiver sozinha com os dois) ou dorme um pouco na escola (deve ter um espaço lá) ou com certeza vai dormir mais cedo à noite. A escola os deixa esaustos e eles passam a comer e a dormir melhor. E vai ser bom para ele conviver com o pai pela manhã, enquanto vc vai estar ocupada com a pequena. Pai é tudo nestas horas!
Beijos

Roberta disse...

Rê,
Eu coloquei a Luísa no período da tarde. A diretora da escola tinha feito a seguinte observação: "se a sua família é daquelas que acorda super cedo, tem maior pique de manhã, coloque ele de manhã para entrar no ritmo. Mas, se ela pode dormir até um pouquinho mais tarde, coloque à tarde porque ela é muito pequena ainda".
Eu fiz isso, porque como trabalho em casa posso dormir um pouco mais também quando dá. Eu também achava que, como rendo mais no trabalho à tarde, teria mais tempo livre em casa à tarde enquanto ela estava na escola.
Maaas, agora, na parte prática: estudando à tarde quebra bem mais o meu dia, porque a escola não é do lado de casa. Eu tenho que levar e buscar, e acaba me sobrando pouco tempo pra trabalhar. E não rende tanto quanto eu imaginava. Se fosse do lado, não teria problemas porque a babá poderia levar e buscar, mas não tem jeito, tenho que ir eu mesma de carro.
Quanto ao sono, ela continua acordando nos mesmos horários de sempre, não mudou muito. Só que ela não tem o soninho da tarde, de fato. Mas ela está amando a escola.
Nossa, ficou imenso esse meu "post". Devia ter colocado lá no blog. Depois escrevo sobre isso lá e conto mais. Beijos

Letícia Volponi disse...

Re, a Laura passa o dia todinho na escola, mas pela minha experiencia...apostaria no periodo da tarde. Quanto à sonequinha, muitas escolinhas permitem que eles durmam entre 13 e 14h, além disso, escola cansa e eles dormem sim cedo...

Pati disse...

Re, adorei todas as suas ponderações. Eu como ainda não tenho a experiência vou só dar mesmo o meu palpite ok?
Acho melhor o período da tarde, pois achei os seus motivos para que seja à tarde mais fortes do que os da manhã.
A questão do frio é bem importante, e vai dar dó de levá-lo para escola para ficar dentro de uma sala e não brincar fora. Tb os dias que talvez ele não durma bem a noite, etc, ele ainda tem a manha para descançar e se ele gostar da escolhinha (o que eu tenho certeza) ele vai até se animar para ir à tarde brincar com os amiguinhos, vc vai ver!
Mas enfim, é só palpite, legal ouvir quem já passou pela experiencia! bjs linda!
Pati

Mãe do Pitoco disse...

Rê, não estou tendo tempo de postar, e já estou há um tempão querendo lhe dizer que amei sua volta, viu? Estava com saudades de seu post.

Quanto aos horários da creche, na de Pitoco, mesmo o turno da tarde tem seu período de cochilo, então vale a pena perguntar para a creche do André se lá tb tem esta rotina. Do contrário, não sei se é possível, mas seu marido poderia deixá-lo por volta das 10h30 e você o pegaria a tarde - esta solução evitaria vc ter que levá-lo. Aqui o horário é bem flexível, por isso esta minha sugestão.

Beijocas

Dani disse...

Rê, uma coisa eu te digo: achei super bom colocar Nina na escola. No comecinho dói um pouco, a gente fica com um monte de medos, com ciúme da professora, dos amigos novos e até do lanche do amigo (que ela prefere ao seu próprio lanchinho preparado com carinho pela mãe!)...mas passa! Hoje, fico super orgulhosa em vê-la brincando com as crianças de esconde-esconde, cantando a música do lanchinho. Por isso, acho que você tomou uma decisão certa! Tem meu apoio!
Quanto ao horário, acho que à tarde seria melhor para vocês todos, né! Tem, é claro, a história da mudança da rotina do Dedeco. Você já conversou na escola para saber se lá eles tem alguma hora de soneca? Como é rotina deles durante esse período? Acho que isso iria ajudá-la. Dá uma conversada com as professoras, com as outras mães da sala.
E, sabe, eu estudei até a pré-primário (véio isso não!)à tarde e lembro que gostava até!
Espero ter ajudado um pouquinho!
Beijo, queridona!
Dani

Titi disse...

Ola´Lindeza.
Coloca uma foto aí do barrigão pra gente.
Olha ,na minha opinião vc já tem a resposta.
Não fique variando muito não, dê estabilidade de horário que a criança sente mais segurança né?
Coloca ele à tarde.Por razões que vc mesma já falou: o tempo do se marido com ele, o horário, o frio, a dó de levá-lo cedo.
Estou sofrendo isso com o Augusto agora:tive que abrir mão dos meus primeiros horário do dia para ele poder dormir um pouco mais e não "pegar" a friaca da manhã.
Quanto ao sono: se ele perder a soneca da tarde, com certeza ele vai dormir mais cedo.E vc vai notar logo no início que ele vai chegar exausto de tanto brincar com os colegas.E vai ser ótimo para ele.O desenvolvimento acelera muito.
Sorte.

Ângela Goldstein disse...

Lilata, vejo seu blog há um tempinho e só hoje resolvi comentar. Trabalhei, por pouquíssimo tempo, como auxiiar de sala em um jardim de infância aqui em Sampa nos dois períodos (manhã e tarde) e posso te dizer que as crianças que chegavam de tarde na escola chegavam muito mais felizes e a hora da despedida era BEM mais fácil. Além de estarem mais dispostas às brincadeiras durante o tempo em que estavam na escolinha.
Boa sorte na adaptação do André!

piscardeolhos disse...

Re, parabéns pela decisão e benvinda ao mundo das mães do "onde foi que vc aprendeu a fazer/dizer/cantar isso???"
Voto pela tarde, motivos que a Paloma já falou.
Agora, querida, tenta uma coisa e se não der certo MUDA!
BEIJOS!!!

Gabriela disse...

É bem complicado né linda,mas acho que a tarde é o melhor horário.

Ana disse...

Re,
Na minha opinião existe ainda um fator que não foi considerado. Temos que considerar que o Dé terá um ciúme normal e natural da Nana, portanto, na minha opinião se o maridão fica um pouco mais em casa, é esse o período que você tem para se dedicar exclusivamente ao Dedeco. Ficar em casa a tarde com um bebê e uma criança ativa e com ciúmes é bem complicado. Tenho conversado muito com amigas minhas sobre esse assunto. Então o meu voto é escolinha a tarde ou em algum horário alternativo. Acho válido questionar na escola se existe algum tempinho para a soneca.beijocas e mande mais fotos da Nana :)

Márcia Haydée disse...

Querida, antes de tudo muitíssimo obrigada pelo seu comentário. Fechei meu olho e senti o abraço... foi reconfortante! Um beijo muito agradecido e cheio de carinho em você.
Em relação a este post, a Maria Fernanda começou na creche pela manhã, dos 6 meses até 1 ano e 4 meses. Depois de muitas doencinhas ela pegou uma pneumonia e aí nós tiramos. Ficou até 1 ano e 11 meses em casa com um anjo chamado Cristina e quando nos mudamos pro Rio ficou até 2 anos com minha mãe e minha tia. Agora ela está à tarde, numa escolinha que está amando. Ela também dormia à tarde e por isso eu quis pela manhã quando era pequenina. Agora já está maiorzinha e acredito que o turno da tarde seja melhor para aproveitar o dia na escola e pra gente também, apesar deu estar no trabalho neste tempo. Quando a Jujuba nascer acho que à tarde será melhor, até porque estarei de licença.
É difícil votar no seu caso. Você acha que o André é ainda muito miudinho precisando da dormida da tarde? Pense nisso com carinho e pense que ele pode tirar a sonequinha na escola também. Outro ponto é que de manhã passa mais rápido mesmo, o que só é bom pra ele, pra se adaptar. Parece-me que no seu dia-a-dia será melhor ele ficar à tarde. A única certeza que tenho é que escola será maravilhoso pra ele, pode apostar. Palavra de pedagoga. Confie na escola e passe essa confiança pra ele. Você e o maridão devem ter total segurança e confiança em relação a estrutura do local e aos profissionais que vão acompanhar o André. Isso é imprescindível. E pode ter certeza que o sofrimento é a gente que sente, as crianças se adaptam rápido, é só nós ajudarmos passando segurança e todo carinho. Qualquer outra coisa, grita aí!
Muitos beijos. Cheiros no André gostosão. Boa sorte!!!

Kryx disse...

Dando o meu depoimento: eu odiava tanto, mas tanto estudar pela manhã, que a minha mãe me mudou para a tarde... :-)

Cristiane disse...

Oi Renata,
O meu filho vai à tarde, os motivos de não colocá-lo de manhã são parecidos com os seus.
Ele se adaptou muito bem, acho melhor pq ele já vai almoçado de casa e fica mais fácil de eu controlar a alimentação dele.
Na escola tbm tem a hora do soninho apesar de que ele nunca quis dormir na escola.
Já é o segundo ano que ele vai no período da tarde.
Tudo é fase de adaptação, sua e dele.
É só um palpite.

Beijos e espero ter ajudado.