quinta-feira, agosto 20, 2009


Ajuda - hora do sono

Queridas e queridos,

Por favor, me respondam uma coisa: COMO É QUE VC COLOCA O SEU FILHO PRA DORMIR??

Quero saber como é que seu filho pega no sono! Isso porque o André só adormece no colo, andando pra lá e pra cá. Tem que ser em pé, não posso nem sentar...

Só que ele está muito pesado e eu não estou mais aguentando!!! Já tentei fazê-lo adormecer no próprio berço e nada, já tentei sentar com ele no colo na cadeira de balanço, já tentei tanta coisa...mas ele não dorme. Só dorme depois que eu pego no colo e balanço ou saio andando pela casa que nem doida e ainda assim costuma demorar quase uma hora.

Nessa brincadeira já tirei os dois joelhos do lugar...e estou fazendo fisioterapia.

Depois que ele pega no sono, ele dorme bem e bastante...mas fazê-lo adormecer é beeeeeeem difícil!

Please, me contem como dorme o filhote de vocês e me mandem qualquer dica, opinião ou ajuda!!!
(já adianto que deixar chorar no berço até acostumar a adormecer sozinho não é considerada uma opção válida...rs!)
16

16 comentários:

Dani disse...

Rê, normalmente a Nina dorme na última mamada. Mas, tem dia que ela resolve que quer ir para o meu colo também. Ficou eu lá, igualzinha a você, de lá prá cá! Canto todo meu repertório musical da hora do sono e nada. As vezes, quando acho que o sono veio, ela começar a gritar "cócócó déeee" e se mata de rir (eu tb!, confesso).
Como moramos em uma cidade pequena, muitas vezes saímos de carro com ela. Outras ficamos descendo e subindo a rampa de casa. É muito engraçado!
Mas, ultimamente, quando ela dá aqueles pitis de acordar no meio da noite, ando colocando ela na minha cama. Deixo ela lá rolando e quando dorme, devolvo a criança para o berço dela.
Ai...tá grande esse comentário! Nem sei se te dei alguma dica! A questão sono também me aflige, amiga!
Vou rezar para minha santinha te ajudar!
Beijo!
Dani

Thaís Rosa disse...

ai flor... Caio ainda dorme mamando no peito... então não tenho como ajudar ainda, vou mais me beneficiar das respostas das meninas também! às vezes, quando ele tá bem cansado, coloco ele no berço antes dele capotar de vez no peito, e ele acaba dormindo instantaneamente. Mas tem outras em que bastou eu colocar ele no berço, que abre dois olhões e quer voltar a mamar...
Uma coisa que às vezes funciona aqui, quando é o pai que põe ele pra dormir, ou quando estava fazendo o desmame da madrugada, e eu não dava mamá depois de um certo horário, era conversar bastante com ele durante o dia, explicando que tal hora não ia mais ter mamá, que era hora de dormir e tal... e aí, embalamos ele um pouquinho no colo, e se ele resiste ao sono, falamos: filho, é hora de nanar. Hora de dormir. E ele encosta a cabeça no nosso ombro e dorme. Até eu fico admirada. Mas isso só funciona quando ele não tá "atacado" rsrs...
Não sei se ajudei muito, ficou mais um comentário gigante... Mas vou aguardar ansiosamente as respostas das meninas!!!
beijocas

Mãe do Pitoco disse...

Aqui em casa, depois de acordar umas 17 vezes à noite, desisti do berço e montei uma caminha de colchonete para ele ao lado da minha cama. Assim, estico o mamazão, deitada, ao lado dele, e ele adormece. Quando acorda de madrugada, às vezes quer mamar, às vezes só quer se garantir da minha presença. De qq forma, com a caminha ao lado da minha, passamos a dormir bem melhor- eu, ele e papai. Experimente deixá-lo assim, pertinho de vcs num colchonete, para ver se ele não adormece mais seguro e se acalma. Beijos e boa sorte, Rê!

Andréa disse...

Léozinho tá fazendo a mesma coisa,só dorme no colo e segurando na roupa.
Os meus eram muito quietinhos e sempre dormiram sozinhos.
Acho que dei a maior sorte do mundo.
Em compensação agora,principalmente aos finais de semana,Adriano só dorme depois de uma dose de vodca.kkkk
A idéia de colocar ele em um colchonete perto de vcs pode ser boa.
Ficar com ele no colo,enorme do jeito que tá,não pode ser,senão vc vai estragar sua coluna.
Talvez colocar um colchonete do lado do berço e vc deitar.Assim ele pode te ver e se sentir mais seguro.
Boa sorte.
Beijão.

Roberta disse...

Re, como quase todas as mães, eu também sofri muito com a Luísa nessa questão do sono. Uma das coisas que eu fiz durante um bom tempo (que também não é um bom hábito, mas era o único jeito de aguentar) era fazê-la dormir na minha cama e depois levava para o quarto dela. Assim sempre funcionou bem.
Quando percebia que pintava o soninho, eu levava ela pro meu quarto, no escuro (e às vezes até com a TV ligada, horror)e ficava deitada do lado dela. Ela dormia rapidinho. E depois de um tempinho, botava ela no berço.
O problema era quando ela acordava de madrugada, porque eu não queria acostumá-la mal e não levava mais pra minha cama. Mas ficava ali horas carregando no colo, ou sentada do lado de fora do berço segurando a mão dela. Ela grudava no meu braço de um jeito que se eu soltasse ela abria o berreiro. Ou eu deitava na cama que fica no quarto dela... Dormi ali várias vezes.
Então, há alguns meses, comecei a ser mais radical. Depois de um tempão ali no quarto, eu falava boa noite e saía do quarto. E deixava chorando. Depois disso, começou a melhorar bastante porque ela sabia que eu não iria voltar. Luiz é que tinha que me segurar.
E agora ela já tem dormido sozinha no berço dela, acordada. Quase um milagre.
Boa sorte aí. E pode acreditar que essa tortura logo passa.
beijos

Cynthia disse...

Hum, como tenho problema de coluna, sempre fiz Arthur dormir no colo, na cadeira de balanço...funciona até bem, desde que só estejamos nós dois em casa... na casa da minha mãe, que cuida dele enquanto trabalho, ele dorme no balanço do bebê conforto, e quando o pai está por perto, o bicho pega... ele só quer farra! Estamos entrando no sétimo mês dele, e essa semana ele deu uma guinada radical - está dormindo praticamente a noite toda, e adormece no meu colo, em cima de um travesseiro, na minha cama, com muito shshshsh e o ouvidinho colado no meu coração... ah, uma coisa que notei, coloquei uma lâmpada azul daquelas bem fraquinhas no abajur dele, acho que ajudou bastante! Mas uma coisa que percebi, se eu estiver ansiosa pra fazê-lo dormir, esquece,ele não dorme, vira uma batalha... aprendi que esse horário (20h-21h) é dele, e fico com ele até adormecer!
Espero ter ajudado!

Isa disse...

Re, o Ro q teve o sangue frio para fazer a Valentina dormir. Ele colocava no berço e sentava na poltrona ao lado. Ela chorava mas ele ficava lá cantando sem parar (literalmente). Emendava uma música na outra até que ela dormia. Eu não aguentava, queria logo pegar mas ele demorou só uma semana para colocá-la na linha. Valeu a pena!! as vezes ele demorava tanto q fazia um sudoko inteiro lá no quarto. Só de saber q ela não estva sozinha, foi pegando segurança para dormir .Boa sorte!!!bjo

Cinthya Rachel disse...

eu faria o contrário do que falaram, eu colocaria um colchaozinho pra vc no qtto dele. ele no berço, vc do aldo de fora, conversando, cantando, dando a maozinha ate ele ir se acostumando, o q nao vai ser na primeira noite. todo habito requer tempo, tanto para tirar o antigo qto para introduzir o novo. e uma gotinha de oleo essencial de lavanda faz milagres!

dannah5 disse...

Renata, aqui em casa o negocio eh uma guerra tbm, mas nao rola ninar no colo so q elas deitam na nossa cama e levamos dormindo pro berço e cama, isso pq colocar diretamente em qualquer um dos dois gera choro descontrolado e stress!

Entao eu deito na minha cama com elas, apago, e meu marido carrega as duas pra suas respectivas "celas" hehe

Isso nao tem muito formula nao e mudar habito requer algumas semanas de noites sem dormir. Com a Hannah pelo menos eh mais facil pq deixando ela de barriguinha cheia sem nenhuma dor ou incomodo ela vai direto depois no berço.

Acho que vc pode tentar assim, deita com ele deixa ele brincar na cama ate cansar, uma hora ele vai desmaiar, talvez fosse legal vc nao deixar ele tirar muitos cochilos de dia, assim ele vai estar muito cansado e vai ser mais dificil resistir.

Tudo teorias de conspiração mas quem sabe ajuda!hehe

Ah to fazendo fisioterapia no joelho tbm, pq cai com a Hannah no colo, ela nem tocou o chao mas fiquei detonada!hehe

beijocas

Titi disse...

Rê, aqui em casa já passamos por diversas fases: primeiro o Augusto só dormia no colo e também dando umas voltinhas.Depois instituímos a dormidinha inicial na cama. E já a muito tempo( ele fez 3anos ontem), ele dorme assim. Banhozinho gostoso, mamadeira(que quero tirar logo), escova os dentinhos ou se já dormir mamando um pouquinho de água(para lavar os dentinhos) e ali mesmo ele dorme.Na hora que percebo que o soniho "firmou"(o que demora mais ou menos uns 10 min), levo ele para a cama( é cama desde 1 ano - pois ele queria pular para fora do berço) e pronto, vai a noite toda.
Mas ele dormia no berço dele e depois na caminha desde o dia que saiu da maternidade.Ele reconhece e sabe que ali é o cantinho dele e fica bem tranquilo.
cada etapa bem "dormida" ..rsrsrs, mas nós pais, é criamos e recriamos os hábitos, por exemplo, se ele acorda de madrugada nós nunca levemos ele para nossa cama, tentamos resolver ali mesmo no quarto dele e assim por diante.
Espero ter ajudado.BJcas.

Letícia Volponi disse...

Rê, tente criar uma rotina condicionante. Eu dou banho nela à noite quando chego do trabalho, depois ela janta, lemos um livrinho no chão do quarto dela já a meia luz e quando acaba a história, ponho no berço. Ela já acostumou que depois da historinha no quarto dela, é hora de dormir. Tente criar uma rotina assim e coloque um bichinho de pelucia, travesseiro, fralda, qq coisa que faça companhia para ele no berço. Às vezes ela ainda dorme com a mamadeira na boca, mas nessa semana estaos começando a dar a mamadeira antes de por no berço e depois damos a chupeta. ela reclama um pouco, como a Roberta contou, chora um pouco, mas de umas semanas para cá se conformou...

Flavia disse...

Rê,
como eu te contei antes, uma maneira de acostumar o João a dormir sem mamar, foi o colchaozinho ao lado do berço dele. As primeiras noites foram um pouco complicadas, mas em menos de uma semana, ele dormia rapidamente enroscado comigo no colchao.
é dificil dar dicas, porque cada bebê reage de maneira diferente. Mas tem coisas que é bom ter em conta, por exemplo, que antes da hora de dormir, seja tranquila, sem muitos estimulos, (televisão, brincadeiras, barulho...), fazer uma pequena rotininha tambem ajuda, banho, uma pequena massagem, musiquinha suave.
Ele gosta de livrinhos? Uma boa técnica, é depois da rotininha, deitar com ele no colchaozinho, e contar uma histórinha, com uma luz suave e quase sussurando. Funcionou com a gente qdo mudamos a forma de coloca-lo para dormir,
Pra mim, chorar sozinho no berço tambem não é uma opção... Mas, é muito dificil que ele se acostume a dormir de outra forma a que ele gosta e esta acostumado, sem protestar.
Então se ele chorar um pouquinho, fique tranquila, dê beijos, faça carinho, se ele tentar levantar, fala que é hora de dormir, respira fundo.. e boa sorte!

beijos

Tathy disse...

Putz, já passei por essa fase aqui. Depois de só sormir no colo, Alice passou a dormir no colo só que eu tinha que correr com ela pelo quarto. Era uma loucura affff nem gosto de lembrar. Depois passei a colocá-la na minha cama e ela adormeia vendo TV comigo. Só que a situação passou a ser insustentável até o dia em que me emputeci e dei um esporro e ela passou a dormir sozinha no quarto dela. Mas isso ela já tinha quase 1 ano e meio. Tente criar uma rotina pro seu filhote, pra que ele entenda que está na hora de dormir. Alguns bbs passam por uma fase que resistem ao sono, fazendo de tudo pra não dormir. Boa sorte pra vcs.

Dany disse...

Rê, a Lulu só dorme no colo, mas agora melhorou um pouquinho pois já aceita que eu fique sentada.
Li "Soluções para noites sem choro" e adorei(tem algumas partes na net), é bem mais ligth que o tal "nana nenê".
Estou esperando a lulu aostumar com a troca da babá(para não serem 2 mudanças ) e vou tentar colocar em prática algumas dicas de lá!
Beijão

Márcia Haydée disse...

Querida, ainda não consegui ler todos os comentários, mas vou dizer minha opinião: não leve o André pra sua cama, isso será um caminho difícil de voltar depois. A Nandinha dorme na última mamadeira, por volta das 20h30min. Se ela não dorme mamando ela fica no meu colo ou no do pai até pegar no sono. Se o pai põe acordada no berço ela fica e adormece, se eu ponho ela não fica. Mas no colo, quietinha dorme e eu ponho no berço e vai a noite toda. A luz azul, que tem no abajur do quarto dela, bem fraquinha, ajuda muito. Ela nunca mais acordou à noite. Conversar é essencial. Explique pra ele que a mamãe tem dodói no joelho, não pode mais ficar pra lá e pra cá. Quando eu estou com dor na coluna ou enjoada, eu digo isso e a Maria Fernanda compreende, é impressionante. Vá com calma mudando os hábitos. O ideal é acostumar a adormecer no próprio berço ou cama, eu não fiz isso, me arrependo. Mas acertei em cheio quando, aos 2 meses, eu e André, que dormíamos no quarto dela, nos mudamos para nosso quarto e ela ficou ali, sozinha, independente, segura, no seu próprio quarto, entendendo que ali é o seu lugar. Raríssimas vezes eu trago pra minha cama. Só quando acorda à noite por pesadelo ou doença, o que já faz muito tempo que não acontece. Mas acostumando a ter seu próprio espaço, a criança pode até vez ou outra dormir com os pais, principalmente em momentos que está se sentindo insegura. Esse carinho será mais do que benéfico e não trará prejuízo algum, é uma prova de amor. O hábito faz o monge, já diz o ditado. Boa sorte. Um beijão!

Rebeca disse...

Ai o sono...são tantas emoções...Quando o João dormia de noite (antes dos 6 meses)eu ensinei ele a dormir com um patinho e bico. Essa dupla dinâmica acompanha ele até hoje (help: como tirar o bico?). Depois quando começou a era punk (6 a 10 meses)fiz de tudo: cantei, conversei,nem sei mais o quê, mas sempre no berço dele e muitas vezes debaixo de protestos. E quando ele aprendeu a levantar no berço e levantava umas 20 vezes por dormida? Pois bem, rotina calmante é essencial e um amiguinho ou paninho também é bom.
Sucesso para vcs dois!